Chefe de grupo criminoso e mandante de ataque a coletivo em Horizonte é preso pela Polícia Civil

5 de dezembro de 2017 - 09:35

 

 

O atual chefe de um grupo criminoso atuante na cidade de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza, Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), foi preso após uma investigação desenvolvida pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Além de participação em outros crimes, como homicídio, tráfico de drogas e posse de armas de fogo, o homem é suspeito, ainda, de ser o mandante de um dos ataques a coletivo, registrado no mês de abril deste ano.

Francisco Régio de Sousa (30) – conhecido por “Severino” – estava com mandado de prisão em aberto, expedido pela comarca de Horizonte. Por meio das apurações, os policiais civis da delegacia especializada chegaram a uma residência, no bairro Mangueiral, onde ele estava escondido. Lá, a Polícia Civil conseguiu prendê-lo ainda nas primeiras horas da manhã da última quarta-feira (29), e apreendeu uma pistola calibre 9 mm, carregada com dez munições. Durante a ofensiva, “Severino” ofereceu resistência, sendo necessário o uso de algemas para retirá-lo do local. Em continuidade às buscas no imóvel e em um veículo pertencente ao suspeito, a Draco apreendeu também 100 gramas de cocaína.

 

 

Um aparelho celular, que estava com o suspeito, foi apreendido, e nele foram encontradas várias mensagens suspeitas, enviadas e recebidas, em um aplicativo de conversa. O conteúdo mostrava o autuado combinando a compra e venda de drogas e armas de fogo, bem como articulando homicídios. De acordo com o delegado Harley Filho, que coordenou os trabalhos policiais, “Severino” era investigado há cerca de seis meses e figurava como o atual líder de um grupo criminoso, no município onde ocorreu a prisão. “Ele mantinha a função maior na associação criminosa, pois o homem que comandava as ações do grupo se encontra recolhido no sistema prisional, atualmente”, revela o delegado.

Ainda por intermédio das investigações, a Polícia Civil identificou que Régio foi o mandante do ataque ocorrido em Horizonte, no mês de abril, contra um coletivo. Na ocasião, o ônibus foi incendiado por criminosos, entre outros atentados desencadeados contra veículos e prédios públicos em Fortaleza e RMF. “Severino”, que já responde por homicídio, roubo de veículo, crime de trânsito, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e dano, foi encaminhado para a sede da Draco, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil agora mantém as investigações, no intuito de identificar a sua participação em outros crimes.