LAB-LD

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA CONTRA LAVAGEM DE DINHEIRO – LAB-LD/PCCE

 

Fruto de metas estabelecidas no âmbito da ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE) assinaram acordo para a implantação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). Uma unidade voltada para a utilização de soluções tecnológicas, metodologia e profissionais especializados na investigação de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

 

Sua implantação permitirá analisar grandes volumes de informações bancárias, telemáticas, fiscais e de outras naturezas, proporcionando maior celeridade e confiabilidade na identificação de ativos ilícitos e viabilizando a interrupção do fluxo financeiro das organizações criminosas, a recuperação de ativos e o ressarcimento ao erário.

 

O LAB-LD da PCCE foi o 35º laboratório a compor essa Rede de Laboratórios (REDE-LAB) e é órgão de assessoramento direto ao Delegado Geral de Polícia Civil e tem como objetivo auxiliar as Unidades de Polícia Judiciária.

 

A REDE-LAB visa articular o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para análise de dados e a detecção de práticas de lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.

 

Uma ferramenta que integra o LAB-LD/PCCE e merece destaque é o Sistema de Movimentações Bancárias (SIMBA). Um sistema automatizado de gerência do pedidos judiciais de extratos de quebra de sigilo bancário. Os bancos poderão preencher os dados, sem espaço para omissão de informações, e transmiti-los de forma criptografada pela Internet.

 

O LAB-LD/PCCE conta com uma equipe, coordenada por Delegado de Polícia, de Inspetores e Escrivães para analisar as informações e demonstrar caso a caso como se deu a lavagem de dinheiro.

 

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22 de Fevereiro de 2018

PORTARIA 41-2015 CRIA O LABORATÓRIO CONTRA A LAVAGEM DE DINHEIRO


SISTEMA DE MOVIMENTAÇÕES BANCÁRIAS – SIMBA

 

O SIMBA é um conjunto de processos, módulos e normas para tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos governamentais, que foi desenvolvido pela Assessoria de Pesquisa e Análise – ASSPA, uma unidade vinculada ao Gabinete do Procurador-Geral da República do Ministério Público Federal.

O sistema envolve:

1-definição de processo para solicitação normatizada de dados bancários;

2-utilização de sistema de validação de dados;

3-utilização de sistema de transmissão de dados; e

4-utilização de sistema de processamento de dados;

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará firmou Termo de Cooperação Técnica com a Procuradoria-Geral da República, visando a utilização da tecnologia do SIMBA para auxiliar na análise dos dados oriundos do afastamento de sigilo bancário, bem como para permitir que as instituições financeiras possam utilizar os módulos VALIDADOR BANCÁRIO SIMBA e TRANSMISSOR BANCÁRIO SIMBA para validação e transmissão dos arquivos gerados. Com isso, a comunicação entre a PC-CE e as instituições financeiras é realizada de maneira rápida, eficiente e segura. A partir da disponibilização do SIMBA, o órgão passa a contar com uma importante ferramenta para analisar dados provenientes de quebra de sigilo bancário desde sua solicitação ao Poder Judiciário até a análise dos documentos enviados pelas instituições financeiras.

 

Trata-se de solução que automatiza todo o processo de análise de dados bancários, partindo da representação judicial para afastamento do sigilo bancário, passando pela determinação judicial e o atendimento pelas instituições financeiras, observando a padronização de arquivos, processos de validação e de transmissão, até a disponibilização dos registros bancários dos investigados na forma de consulta e relatórios parametrizados às autoridades solicitantes

 

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