Quem é quem

Delegado Geral

Márcio Gutiérrez

Márcio Gutiérrez é delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desde 2009. Em sua carreira atuou como delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé, atuou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e no 30° Distrito Policial. Chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção. Já em 2019 assumiu a função de Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada e em 2020 passou a ocupar a função de titular do referido departamento. Em março de 2021, foi nomeado como Delegado Geral Adjunto da PCCE, onde estava até ser nomeado Delegado Geral. Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC). Márcio Gutiérrez também é conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (CNSP) e é agraciado com a Ordem do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no grau de Grande-Oficial.

Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Ele é professor do curso de Pós Graduação da faculdade de direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP. Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

Delegada Geral Adjunta

Teresa Cruz

Teresa Cruz é delegada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desde 2012. Em sua carreira atuou como delegada titular nas delegacias municipais de Milagres e Redenção e no 30° Distrito Policial em Fortaleza. Chefiou a Assessoria Juridica da Polícia Civil. Já em 2019 assumiu a função de Chefe de Gabinete do Delegado Geral. Em março de 2023, foi nomeada como Delegada Geral Adjunta da PCCE.

Teresa Cruz é graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e especialista em Direito Processual pela Faculdade Ateneu – FATE e em Altos Estudos em Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP. Ela é professora da disciplina de direito constitucional em vários cursos, inclusive em nível de Pós Graduação e também professora da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP.

Diretor de Planejamento e Gestão Interna

Otávio Coutinho

Otávio Coutinho é delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desde 2015. Em sua carreira atuou como delegado titular da Delegacia Municipal de Nova Russas, e posteriormente titular da Delegacia Regional de Sobral; além de titular da 2ª Delegacia de Homicídios e 6ª Delegacia de Homicídios. De 2019 a março de 2021 ocupou o cargo de Diretor do Departamento Administrativo Financeiro da Polícia Civil. É Diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Civil desde março de 2021.

Otávio Coutinho é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza(Unifor) e Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor); Pós graduado em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará(UFC) e em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza; Administrador de Empresas da Companhia de Gás do Ceará e Nacional Gás. No ano de 2020 foi agraciado com a medalha do mérito do Bombeiro Militar, agraciado em 2021 com a medalha José Martiniano de Alencar da Polícia Militar. Lecionou na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), as disciplinas de direitos humanos e lei de improbidade administrativa.