Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência completa um ano de criação

5 de agosto de 2019 - 19:28 # #

A Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) completou, na última quinta-feira (1º), um ano de criação. A delegacia especializada trabalha frente às denúncias que têm como vítimas dois públicos considerados vulneráveis: o de idosos e das pessoas com deficiência. Somente no primeiro ano de funcionamento foram instaurados 113 inquéritos policiais, além de 283 registros de boletins de ocorrência e oito termos circunstanciados de ocorrência (TCO).

“A delegacia é um importante equipamento para o enfrentamento à violência. Aqui oferecemos um atendimento mais humanizado, incentivando, encorajando, a denúncia”, afirmou a delegada Janaína Braga, titular da DPIPD. A delegada explicou ainda que, desde a inauguração da especializada até hoje, é possível perceber a demanda crescente no número de ocorrências. A delegada salienta que é necessário a construção de um trabalho de acolhimento para encorajar as pessoas a fazerem a denúncia. “As pessoas nos procuram para fazer a denúncia com o objetivo de combater a violência tanto contra pessoa idosa, quanto contra a pessoa com deficiência, porém, em alguns casos, não é tão fácil detectar essa agressão, já que muitas vezes ela é velada pelo próprio infrator, ou, até mesmo, negada pela própria vítima. Vale ressaltar que geralmente a violência é praticada por um familiar, por isso, a necessidade de uma conscientização por parte de todos: família, sociedade e Estado”, disse Janaína.

Ainda conforme Janaína Braga, os casos mais registrados são relacionados aos crimes de violência psicológica e exploração financeira. A delegada relata ainda que as pessoas podem fazer denúncias via Disque 100, que é o canal de denúncias dos Direitos Humanos, onde de janeiro a julho deste ano já foram contabilizados 279 denúncias. A população também pode denunciar diretamente à especializada pelo telefone (85) 3101-2496 ou pelo e-mail dpipd@policiacivil.ce.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos.

A delegacia tem como principal objetivo, investigar os crimes estatutários previstos no Estatuto do Idoso e na Lei Brasileira de Inclusão. A DPIPD funciona no Complexo das Delegacias Especializadas (Code) da PCCE, localizado na Rua Professor Guilhon, nº 606, Aeroporto. O atendimento ao público é das 8h às 17h.