SSPDS divulga detalhes de operação de segurança durante festas de Réveillon

29 de dezembro de 2017 - 11:09

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou, nesta quarta-feira (27), os detalhes da operação de segurança para as festas de Réveillon programadas para acontecer em Fortaleza e Região Metropolitana. Ao todo, mais de 950 agentes de segurança estarão envolvidos, principalmente, em ações ostensivas voltadas para a prevenção de práticas criminosas e de salvamento de banhistas. Além das festas no Aterro da Praia de Iracema, em estabelecimentos na orla marítima de Fortaleza e em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), haverá reforço também nos terminais de ônibus de Fortaleza para garantir o deslocamento da população até os locais de festa em segurança.

A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) irá empregar 879 policiais para atuar ao longo da orla de Fortaleza e imediações, desde a Praia Formosa até a Praia do Mucuripe. O início das operações da PM se dará com o acompanhamento da chegada de grupos que se preparam para acampar na faixa de areia à espera das atrações da festa, especialmente no Aterro da Praia de Iracema. A área, inclusive, contará com 20 torres de observação ao longo da praia para auxiliar na segurança do evento. Além de policiamento a pé, os agentes também estarão em viaturas, motocicletas e montados em cavalos. Atrás do palco, será montada uma base móvel das forças de segurança para a realização de Boletins de Ocorrência (BO) e também para recebimento de objetos e documentos perdidos. Duas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer), equipadas com farol de busca e câmeras, irão auxiliar os trabalhos policiais sobrevoando a região dos eventos.

Os profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) estarão de plantão para acompanhar o registro das ocorrências em toda a Capital e RMF. No entorno da Praia de Iracema, a unidade plantonista será o 2º Distrito Policial (Aldeota). Já o 34º DP (Centro) funcionará dando apoio aos atendimentos do 2º DP e demandas da área de circunscrição. Além disso, os agentes serão espalhados no entorno dos principais eventos da cidade, onde realizarão operações de policiamento investigativo. As delegacias especializadas da Criança e do Adolescente (DCA), a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) trabalharão em regime de plantão durante todo o período. Ao todo, 39 profissionais da PCCE e nove viaturas estarão envolvidos na operação. As demais unidades plantonistas permanecem com os atendimentos normalmente: 7º (Pirambu), 9º (Vicente Pinzón), 10º (Antônio Bezerra), 11º (Pan Americano), 13º (Parque Manibura), 30º (Messejana), 32º (Bom Jardim) e as metropolitanas de Caucaia, Eusébio, Horizonte e Maracanaú.

A orla de Fortaleza será resguardada por militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os agentes atuarão no resgate de vítimas, combate a sinistros e prevenção e salvamento aquático. Além disso, serão realizadas medidas preventivas na fiscalização de queima de fogos na região litorânea da cidade, evitando acidentes com materiais inflamáveis. No Aterro da Praia de Iracema, os bombeiros também prestarão atendimento de emergência pré-hospitalar para a população que for conferir a festa na praia. Ao todo, o efetivo irá atuar com 35 bombeiros durante a operação de Réveillon na Praia de Iracema. Serão empregados veículos como os caminhões Auto Bomba Tanque (especializado no combate a incêndios), as viaturas de Resgate e de Salvamento.

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) atuará em conjunto com as forças de segurança do Estado. Ao todo, será empregado um efetivo de 484 guardas municipais, que estarão distribuídos para atuar no isolamento do espigão da João Cordeiro, onde ocorrerá a queima de fogos; com salvamento aquático; apoio aos fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor); e nos sete terminais de ônibus.

Transporte

No Aterro da Praia de Iracema, a Prefeitura de Fortaleza aguarda mais de 1,2 milhão de pessoas para participar da festa, que vai contar com show pirotécnico de 18 minutos. Para isso, a orientação para fazer o deslocamento para a área dos shows deve ser feita por meio de transporte coletivo (ônibus, vans e táxis). A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai disponibilizar 115 ônibus reservas que estarão disponíveis das 18 horas do dia 31 até as 6 horas do dia 1º de janeiro. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a tarifa dos ônibus será reduzida para 2,60 (inteira) e R$ 1,10 (tarifa estudantil).

Quem preferir utilizar o veículo particular para ir ao Aterro terá à disposição vagas gratuitas em dois shoppings da cidade, nos bairros Edson Queiroz e Papicu. Ao deixarem seus veículos nos estacionamentos, os usuários poderão entrar em ônibus expressos partindo dos shoppings para o aterro da Praia de Iracema. O serviço de transporte até a praia não será cobrado. O estacionamento estará livre a partir de 18 horas em ambos os locais.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) da PMF vai mobilizar um efetivo de 140 agentes de trânsito e orientadores de tráfego para garantir a segurança dos pedestres, promover o controle de circulação dos veículos, reduzir os riscos de acidentes e coibir infrações no entorno. As equipes operacionais estarão distribuídas em 40 viaturas e 20 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.