Polícia Civil deflagra operação “Aldeia Limpa” e captura seis pessoas em Viçosa do Ceará

29 de novembro de 2017 - 09:37

A operação denominada “Aldeia Limpa” foi deflagrada, na manhã de hoje (28), na cidade de Viçosa do Ceará – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Ao todo, a ação policial cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, que resultaram na captura de seis pessoas, entre elas, duas mulheres. As investigações duraram cerca de seis meses. A operação teve como objetivo o combate ao tráfico de drogas na cidade.

O título da operação faz referência ao primeiro nome que a cidade de Viçosa do Ceará teve, Aldeia da Ibiapaba. A ação contou com o apoio de equipes da Polícia Civil das cidades de Tianguá, Ubajara, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipu, Coreaú, Varjota e de Sobral.

Os 13 mandados de busca e apreensão foram executados na Zona Urbana e também na Zona Rural da cidade. Os presos são: Francisco das Chagas da Silva (24), vulgo “Chicu” – que responde criminalmente na lei de Crimes Ambientais e por uso de drogas; Francisco Leandro da Silva Mapurunga (33) – que já possuía passagem pela Polícia por tráfico de drogas; Gesly Costa dos Santos (26), vulgo “Didon” – que possui antecedente criminal por violência doméstica; Joel Francisco de Almeida Silva (29) – que possui passagem pela Polícia por receptação; Maria Oliveira de Sousa (46), vulgo “Nusa” – que não possuía antecedentes criminais; e Fernanda da Silva Brito (36) – também sem antecedentes criminais.

No decorrer da operação, foram apreendidos centenas de papelotes de cocaína e dezenas de trouxas de crack e de maconha. Além de dois veículos – um carro e uma motocicleta, munições e cerca de R$ 9 mil em espécie.

O delegado titular da Delegacia de Viçosa do Ceará, Gregório Neto, ressalta que “a Polícia Civil se solidariza com a população local na luta contra o tráfico e o crime em geral”, diz. O titular ressalta ainda que outras ações como essa serão desencadeadas em breve e que as investigações continuam.

Os capturados foram autuados, na Delegacia de Municipal de Viçosa do Ceará, nos seguintes crimes: Gesly, foi autuado por porte de munição; Francisco Leandro, por tráfico de drogas; já Francisco das Chagas, Joel, Maria e Fernanda foram autuados por tráfico e associação para o tráfico de drogas.