SSPDS arrecada quase 6 toneladas de alimentos para a Santa Casa de Fortaleza

28 de novembro de 2017 - 09:35

 

 

“Oh, que bom. Isso é uma coisa muito boa. Quase 6 toneladas…”, declara o paciente Raimundo Martins de Souza, de 55 anos, quando descobriu que a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza (onde ele está internado) vai receber uma doação de quase 6 toneladas de alimentos não perecíveis. Os milhares de quilos, que se dividem em arroz, macarrão, feijão, açúcar, farinha, café e leite, entre outros mantimentos, serão destinados ao seu Raimundo e às outras centenas de pessoas assistidas pela instituição. Os donativos foram angariados durante a campanha AlimentAção – promovida pelas Forças de Segurança do Ceará, em prol do hospital.

 

 

“Foi uma iniciativa única, no sentido de agregar servidores de uma mesma secretaria, com uma repercussão muito grande e um objetivo tão nobre”, ressalta Luiz Gonzaga Nogueira Marques, provedor da Santa Casa de Fortaleza, sobre o protagonismo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na campanha AlimentAção. Mas esta já é a segunda causa abraçada pelo órgão somente neste ano. Entre os meses de julho e agosto, a SSPDS arrecadou mais de R$ 44 mil em prol de crianças e adolescentes com câncer, durante a campanha do McDia Feliz.

A AlimentAção durou dois meses e mobilizou policiais civis e militares, bombeiros militares, peritos, alunos e docentes dos Colégios da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), saiu da esfera da segurança pública e impactou os familiares e amigos dos profissionais e muitos outros cearenses interessados em uma única causa: ajudar a quem precisa. Centenas de pessoas deram as mãos e juntaram forças para conseguir donativos que auxiliassem nos cuidados de pacientes da Santa Casa. O resultado foi a arrecadação de quase seis toneladas e gerou muita satisfação. “Não só pela grande arrecadação, que foi um sucesso, mas fico contende pelo engajamento de cada um de nossos profissionais que dedicaram tempo, que contagiaram a família e que deixaram a solidariedade predominar em suas ações”, enfatiza o titular da SSPDS, André Costa, sobre o empenho dos servidores e colaboradores da pasta. “Mais uma vez nós mostramos que estamos aqui para servir não só com policiamento, mas também com tempo, empatia e a esperança de que muitas mãos, juntas, fazem a diferença”, completa o gestor.

 

Luiz Gonzaga Nogueira Marques
provedor da Santa Casa de Fortaleza

Os mantimentos serão muito úteis para a alimentação diária das pessoas que precisam do atendimento da Santa Casa. “Aqui eu tomo café da manhã, almoço e tenho janta e um lanche. E a comida é ótima”, detalha seu Raimundo, que está internado no hospital há 15 dias. Até chegar lá, ele passou por outras três unidades de saúde. “A Santa Casa merece essa ajuda. Vejo como uma grande ação. Eu estou aqui há poucos dias e observo o quanto é gasto. É muita coisa! É muito difícil arcar com tudo isso sem ter ajuda”, avalia o paciente, que faz questão de falar sobre o bom tratamento que recebe na instituição: “Aqui é muito bom. Sou muito bem tratado. Os enfermeiros são muito atenciosos. Aqui os médicos vão atrás de pacientes para fazer exames. Nunca vi isso. Aqui é assim”, conta, admirado.

 

Raimundo Martins de Souza, de 55 anos
Paciente da Santa Casa de Fortaleza

O benefício conquistado na campanha é resultado de diversas ações promovidas pelas Forças de Segurança com foco na arrecadação de alimentos, como exposições de equipamentos e viaturas utilizadas pelos agentes de segurança no Shopping RioMar Kennedy; sessões especiais de cinema nos Shoppings RioMar Fortaleza e Benfica; palestras ministradas por André Costa; gincanas no Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF), em Fortaleza, Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel Hervano Macedo Junior (CPMCHMJ), em Juazeiro do Norte e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz (CMCB), em Fortaleza; atividade esportiva com alunos da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp); Semana Científica na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); atividades especiais para algumas escolas na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); e ações desenvolvidas por escolas assistidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, como o Colégio Renascer; além de iniciativas individuais, de pessoas que somaram esforços na campanha.

“Que essa iniciativa sirva de incentivo (…). Eu gostaria que todo cearense, que por ventura tenha conhecimento dessa causa, pudesse imitar esse gestor (André Costa), em uma ação altamente solidária e com uma importância muito grande”, fala ainda o provedor Luiz Gonzaga, sobre a visão de André Costa em mobilizar os servidores da Segurança Pública cearense. Ele explica que, com o farto abastecimento de seis toneladas, o dinheiro gasto com comida poderá ser investido em outras áreas, como na compra de medicamentos.

 

 

“Se eu pudesse chegar ao ouvido de cada um com minhas palavras de carinho e se todos ouvissem a gente ou pelo menos 50% (das pessoas), eu diria que procurassem ajudar mais. Quanto mais mãos ajudam, mais doações chegam”, diz seu Raimundo, sobre seu desejo de falar para o máximo de pessoas que conseguir sobre a necessidade da Santa Casa de Fortaleza. A AlimentAção foi lançada oficialmente no dia 24 de outubro, em um coquetel realizado na programação da Casa Cor Ceará 2017. Mas a iniciativa teve início alguns dias antes e seu objetivo pode continuar. Oficialmente, a campanha termina hoje (24), mas as ações que despertaram solidariedade podem prosseguir. Basta mais um doador abraçar a ideia.

Para ser doador da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza basta ligar para o número (85) 3392-0301, falar com uma atendente e autorizar que o desconto seja feito mensalmente na conta de energia. A partir disso, mensalmente, na descrição da conta, o doador notará o item “Doação – Santa Casa de Fortaleza” com o valor autorizado. As doações também podem ser feitas por meio das contas bancárias da Santa Casa, diretamente na Central de Doações, que fica no Hospital, ou pelo Aplicativo da Santa Casa, disponível gratuitamente para aparelhos de celular com sistema IOS ou Android.

Santa Casa de Fortaleza

A Santa Casa de Fortaleza é uma instituição filantrópica com mais de 150 anos de existência (fundada em 1861, quando tinha o nome de Irmandade da Misericórdia). Com 325 leitos, a unidade realiza exames laboratoriais, atendimentos de emergência, internações cirúrgicas e clínicas, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, cirurgia de catarata e ultrassonografia de globo ocular, entre outros. Em 2016, foram realizados 52.857 procedimentos e, de janeiro a agosto deste ano, já foram mais de 154 mil. O trabalho é direcionado a pacientes de todo o Estado que tenham menos condição financeira.