SSPDS arrecada quase 700 quilos de alimentos em prol da Santa Casa em evento no Shopping RioMar Kennedy

16 de novembro de 2017 - 09:15

 

 

Os profissionais das Forças de Segurança do Ceará escolheram o último sábado (11) para realizar uma ação que vai além do trabalho diário. Alguns dos bombeiros, peritos e policiais civis e militares que atuam no Estado conquistaram a atenção e o carinho de centenas de pessoas que passaram pelo Shopping RioMar Kennedy, em uma exposição focada na solidariedade. Em mais uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na campanha AlimentAção – em prol dos pacientes da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza –, os profissionais que fazem a SSPDS levaram alegria e surpresas aos cearenses e conseguiram arrecadar quase 700 quilos de alimentos não perecíveis.

 

Gleidson França e seu filho, o pequeno Teodoro, de três anos, aproveitando o evento

 

De 16 as 22 horas de sábado (11), no estacionamento do Shopping RioMar Kennedy, o uso de alguns dos equipamentos e viaturas das Forças de Segurança foi além da operacionalidade e causou adrenalina e emoção em centenas de pessoas de todas as idades. “Achei tudo muito lindo e interessante, pois aproxima esses profissionais da população… traz para perto de nós”, declara Wilsane Damasceno, que aproveitou a programação com o marido, Gleidson França, e o pequeno Teodoro, de três anos – filho do casal. Durante o evento, a família e muitos outros cearenses conheceram de perto os profissionais da Segurança Pública do Ceará e parte de seus equipamentos e ainda assistiram a demonstrações protagonizadas por cães policiais da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar.

 

 

O secretário da SSPDS, André Costa, esteve presente e, em sua fala, agradeceu a participação de todos, o empenho e dedicação dos servidores e colaboradores da pasta em mais uma ação social com o engajamento de cada um e o apoio do Shopping RioMar Kennedy. A garotada ainda desfrutou da oportunidade de tirar fotos nas viaturas, na sensação mais aproximada de ser um deles. Mas a diversão não ficou só entre a criançada. Em uma demonstração de salvamento em altura, feita pelo Corpo de Bombeiros, uma senhora assumiu o papel da vítima de forma voluntária, protagonizando a apresentação.

 

Pai e filho também aproveitaram para tirar fotos ao lado de André Costa

 

Wilsane conta que soube da atração pelas redes sociais do shopping “e logo quis aproveitar. Mandei a postagem para o meu marido e já combinamos no meio da semana”, relembra, com muita empolgação. A família se declara “fã” do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio): “Admiro a seriedade do trabalho deles”, justifica a mulher. Durante as atividades, alguns cães policiais protagonizaram demonstrações de simulação de abordagem de suspeito, localização de drogas e apresentações em um Dog Show. “Meu filho ficou encantado com eles”, continua Wilsane. A família, que mora no Carlito Pamplona, acompanhou a festa até a exibição do BPRaio.

 

 

Durante as seis horas do evento, muitas pessoas experimentaram a sensação de unir animação e solidariedade, vestindo a “farda” e a alegria de ser um policial e bombeiro militar, policial civil e um perito do Ceará. Para ter acesso ao espaço, cada pessoa fez a doação de um quilo de alimento não perecível destinado aos pacientes da Santa Casa. Ao todo, quase 700 quilos foram arrecadados.

 

 

Palestra com secretário André Costa

Ainda como parte do roteiro de iniciativas proposto pela campanha AlimentAção, o secretário da SSPDS, André Costa, fez uma palestra, também no último sábado (11), para dezenas de pessoas no Curso Prime, na sede na Aldeota. A entrada também refletiu na doação de donativos destinados à Santa Casa. Além de ajudarem aos mais necessitados, os presentes tiveram a oportunidade de conferir dicas dadas pelo gestor sobre provas para concursos públicos e preparativos de estudo como metodologia, gerenciamento do tempo, planejamento, motivação e elementos fundamentais para aprovação.

 

 

A Campanha

A Campanha AlimentAção é realizada em uma parceria entre a SSPDS e a Casa Cor Ceará (mostra de arquitetura, decoração e paisagismo). O trabalho é feito pelos servidores e colaboradores das Forças de Segurança do Ceará, com foco no socorro aos mais necessitados. A causa foi abraçada pelos profissionais que fazem a pasta da Segurança e pelos alunos do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF), em Fortaleza; Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel Hervano Macedo Junior (CPMCHMJ), em Juazeiro do Norte; e o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz (CMCB), em Fortaleza. Mas não ficou só entre as instituições. Familiares, amigos e outros cearenses que desejam ajudar seus conterrâneos também têm se mobilizado na arrecadação dos alimentos. O objetivo da campanha é angariar quilos de arroz, feijão, macarrão e leite em pó. A AlimentAção foi lançada no último dia 24 de outubro, em um coquetel realizado dentro da programação da Casa Cor 2017.

Esta é mais uma das iniciativas da campanha. Centenas de quilos de alimentos já foram arrecadadas em programações na SSPDS, durante a semana do servidor público do Ceará; nos Colégios da PM e do Corpo de Bombeiros; na Pefoce; em uma corrida realizada com alunos da Aesp; na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e também em mobilizações individuais dos próprios servidores.

 

 

Sobre a Santa Casa

A Santa Casa de Fortaleza é uma instituição filantrópica com mais de 150 anos de existência (fundada em 1861, quando tinha o nome de Irmandade da Misericórdia). Com 325 leitos, a unidade realiza exames laboratoriais, atendimentos de emergência, internações cirúrgicas e clínicas, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, cirurgia de catarata e ultrassonografia de globo ocular, entre outros. Em 2016, foram realizados 52.857 procedimentos e, de janeiro a agosto deste ano, já foram mais de 154 mil. O trabalho é direcionado a pacientes de todo o Estado que tenham menos condições financeiras.