DCTD desarticula esquema de tráfico de drogas e prende líder de grupo criminoso nacional

26 de outubro de 2017 - 16:39

Operação Occasus. Este foi o nome da ofensiva desencadeada pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará, que resultou nas prisões de 20 pessoas e nas apreensões de mais de 200 quilos de drogas, durante dois anos de investigação. Na última etapa da ação, concluída na sexta-feira (29), onze pessoas foram capturadas. Entre elas, o líder de um grupo criminoso nacional. Foram apreendidas armas de fogo, como um fuzil; drogas e um veículo aéreo não tripulado (drone). O resultado da ação foi divulgado, nesta manhã (03), em coletiva de imprensa na sede da delegacia especializada.

De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, titular da DCTD, o foco das apurações policiais, que iniciaram em 2015, circundavam o tráfico de drogas nas comunidades do “Por do Sol”, em Messejana; e do Parque Santa Rosa, nas Áreas Integradas de Segurança 3 e 9 (AIS 3 e 9), respectivamente. Nas primeiras etapas, a “Occasus” resultou nas prisões de oito pessoas, que foram fundamentais para que a delegacia especializada chegasse ao topo da articulação criminosa. As prisões ocorreram por intermédio de mandados de prisão e também de busca e apreensão, como também por flagrantes. O líder de um dos bandos foi identificado por Lucas Mendes Ferreira (32) – conhecido por “Papai ou Patrão”.

Ele era investigado pela especializada, por ser o suspeito de comandar o tráfico de drogas, na comunidade do “Pôr do Sol”, e também por ser um dos homens, que chefiava um grupo criminoso nacional. Ele havia sido preso em 2008, em uma operação da Polícia Federal, que também resultou na captura do amazonense Gelson Lima Carnaúba. Além disso, ele também responde a vários inquéritos, na Polícia Civil do Ceará, também por tráfico de drogas. Seguindo em diligências, outros dois comparsas também foram presos, sendo estes identificados por Jaimison do Nascimento Souza (21) – com passagens por porte ilegal de arma de fogo; e Honny Walter Abreu Costa (36) – com antecedente criminal por tráfico de drogas.

Os trabalhos policiais se estenderam até a comunidade do Parque Santa Rosa, onde um segundo líder criminoso foi preso, sendo este identificado por Tony Carlos Ferreira Viana (29) – com antecedentes criminais também por tráfico de drogas e posse e porte ilegal de arma de fogo – juntamente com sua companheira, Karla França Sousa (36). Tony articulava o tráfico de entorpecentes com Lucas. As buscas resultaram, ainda, nas prisões de Juslene Batista Sobral (30) – conhecido por “Tom” e com passagens pela Polícia por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e crime de trânsito; Maxsuel Benício Bezerra (20) – conhecido por “Pascoal” e com passagem por tráfico de drogas; Gledilson Lopes da Silva (36) – conhecido por “Mucuripe” e com passagens por homicídio, roubo consumado e tentado, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo; Samuel da Silva (28); Rafael Lopes da Silva (28) – conhecido por “Alemão” e com antecedentes criminais tráfico de drogas e crime de trânsito; e Marcos Emerson Batista da Silva (36) – com passagem pela Polícia por receptação.

No decorrer dos dois anos da “Occasus”, a Polícia Civil apreendeu 209,2 quilos de drogas (maconha, crack e cocaína); nove automóveis, cinco armas de fogo, entre elas, um fuzil e nove munições. Foram encontrados também vários materiais que eram utilizados para a preparação de drogas; relógios avaliados em R$ 200 mil, e um drone de R$ 10 mil. Outros bens e contas bancárias pertencentes aos presos, foram bloqueadas após a investida policial. Todo o grupo foi conduzido para a sede da DCTD e agora está à disposição da Justiça.