Mais de 600 quilos de drogas são apreendidos em ações da DCTD em Fortaleza e RMF

11 de agosto de 2017 - 18:49

Aproximadamente 600 quilos de drogas foram apreendidos pela Polícia Civil, em duas ações desenvolvidas pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), nessa quinta-feira (10). Em um dos locais, onde foi apreendida a maior quantidade de entorpecentes, os policiais civis encontraram as drogas no forro da casa. No total, foram três pessoas presas. O resultado do trabalho policial foi divulgado em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (11), na sede da delegacia especializada.

A maior quantidade de drogas foi apreendida com dois suspeitos, no bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 02 (AIS 02). Após um trabalho de investigação acerca do recebimento e armazenamento de drogas, os profissionais de segurança diligenciaram até uma residência na Rua José Martins, onde estavam Francisco de Assis de Castro Braga (36) – com passagem pela Polícia por receptação; e Jeová da Silva (44) – sem antecedentes. Em um dos cômodos, foram encontrados vários tabletes de maconha, que totalizaram 256 quilos de maconha. Ao serem indagados, os suspeitos negaram que as drogas pertencessem a eles. Além disso, recusaram-se a informar quem de fato era proprietário do material ilícito.

Foi então, que “Chico” disse a Polícia, que em outro imóvel, situado na Rua C, também no bairro Bom Jardim, era o ponto onde estava o restante dos entorpecentes. Diligenciando até lá, foram encontrados, no forro de um apartamento, mais 237 quilos de maconha. Ainda no local, foram encontrados 350 gramas de cocaína, 280 gramas de crack, 15 munições calibre 12 e duas balanças de precisão. Os dois foram conduzidos para a sede da DCTD, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse de munições de arma de fogo.

O segundo caso ocorreu no bairro Piratininga, em Maracanaú (AIS 12), quando policiais civis da DCTD receberam uma denúncia anônima acerca de um homem suspeito de realizar o tráfico de drogas na região, e que também seria o responsável por distribuir os entorpecentes para outros traficantes. Após diligências, os profissionais de segurança prenderam Francisco Danilo Rodrigues da Silva (18) – conhecido por “Bidinho” e sem antecedentes. Em depoimento, ele confessou ser a pessoa contratada para realizar as entregas das drogas. Por meio de apurações, os policiais chegaram a uma vila de casas, na Rua Padre José Holanda do Vale, onde no interior de uma oficina, foram apreendidos em caixas, 85 quilos de maconha, 920 gramas de cocaína e 120 gramas de crack. De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, titular da DCTD e que presidiu o inquérito policial, há indícios que no local funcionava um laboratório de drogas.

No cômodo, foram encontradas ainda uma balança de precisão e uma prensa hidráulica. Por trás de portas de madeira, foram encontradas também ampolas contendo cloridrato de lidocaína, hypocaína e uma seringa de cutenox enoxaparina sódica, que seriam utilizadas para potencializar o efeito dos ilícitos. “Bidinho” foi conduzido para a DCTD, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de prender outras pessoas envolvidas no esquema criminoso.