Operação “Três Climas Sitiados” da SSPDS culmina nas apreensões de armas, drogas e dinheiro em Itapipoca

20 de julho de 2017 - 18:26

Armas, drogas e uma grande quantidade em dinheiro foram apreendidas, em uma operação desencadeada, nessa quarta-feira (19), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na cidade de Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), juntamente com suas vinculadas – Polícias Civil e Militar, Perícia Forense e Corpo de Bombeiros. Foram empregados 190 profissionais de segurança, em 60 viaturas e nove motocicletas. A ofensiva, denominada “Três Climas Sitiados”, foi acompanhada, ainda, pela aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

De acordo com o delegado Alisson Gomes, que coordenou as investigações da operação, foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão, além de uma vistoria na Cadeia Pública da Cidade. O foco da ação foi o combate aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no município, que resultou nas prisões de oito pessoas.

Foram capturados, por posse de entorpecentes, Francisco Leonildo Alves da Silva (24) – com antecedente criminal por contravenção penal; Maria Edileuza Magalhães Pinto (54) – sem antecedentes; José Wellington Oliveira Braga (35) – conhecido por “Sibite” e com passagens por homicídio e furto; Elitonio Moura Teixeira Xavier (24) – com passagem por acidente de trânsito; Max Gomes Alves e Thiago Guilherme dos Santos (27) – estes dois últimos sem antecedentes. Outros dois suspeitos foram flagranteados por estarem com armas de fogo, sendo estes, Carlos Kleber da Silva (33) e Francisco David Lima Moura (33) – ambos sem passagens pela Polícia.  Os bairros onde ocorreram as prisões foram, São Francisco, Pirambu, Encruzilhada e também na zona rural de Itapipoca.

A “Três Climas Sitiados” resultou também nas apreensões de um vasto material oriundo de práticas ilícitas. Nas residências abordadas, foram encontrados, dois revólveres, uma pistola calibre 380, um rifle calibre 44, três espingardas – sendo uma calibre 32 e duas de pressão; 36 aparelhos celulares, 37 munições de calibre variados, uma embalagem contendo cocaína em estado sólido, tabletes de maconha e uma balança de precisão. Além disso, foram apreendidos R$ 19.572,95 em espécie, 14 relógios, quatro veículos – três motos e um carro; e dois notebooks. Em uma das residências abordadas, foram encontradas aproximadamente mil trouxinhas de cocaína. A Polícia Civil mantém as investigações com o objetivo de prender o proprietário dos entorpecentes. Todo o material e os suspeitos foram conduzidos a Delegacia Regional de Itapipoca, onde foram realizados os flagrantes.