Polícia Civil realiza operação e apreende armas em Baturité

19 de julho de 2017 - 18:19

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia Regional de Baturité, realizada na localidade de Uirapuru, zonal rural de Brejo, em Baturité, nessa terça-feira (19), resultou na captura de um homem e na apreensão de três armas de fogo, além de material destinado à caça de animais silvestres.

Conforme o delegado Joel Morais, titular da delegacia regional, a ação teve início após uma denúncia dando conta que no local funcionava o comércio ilícito de animais silvestres, além do funcionamento de uma “rinha de briga de galo”.  Quando os policiais verificaram o local, encontraram três armas, 25 munições, 12 facas, 30 animais silvestres – entre eles, cinco galos -, material utilizado para a caça de animais, uma caderneta contendo informações sobre os animais, além da quantia de R$ 780 e um veículo Saveiro de placas NUN 7301.

No momento da ação, um homem que estava no local afirmou que todo o material localizado pertencia a seu filho. O filho dele, identificado como Jose Bento de Souza Junior (28), sem antecedentes criminais, foi localizado e acabou preso. O homem foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e manutenção em cativeiro de animais da fauna brasileira. Ainda conforme Joel, em relação à suspeita do autuado ser organizador de rinhas de galo, as investigação prosseguem e a Polícia possui o prazo de cerca de trinta dias para concluir o inquérito policial.  Já os animais apreendidos foram entregues em uma sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para que sejam reintegrados à natureza.

A população pode ajudar a Polícia denunciando a prática criminosa que tem conhecimento. Para fazer denúncias, basta ligar para o disque denúncia da SSPDS através do número 181, ou em Baturité, no telefone da delegacia (85) 3347 4241. O sigilo é garantido.