Polícia Civil incinera 2,5 toneladas de drogas em alusão ao dia internacional de combate ao uso e tráfico de drogas

26 de junho de 2017 - 17:25

Em alusão ao Dia internacional de combate ao uso e tráfico de drogas, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), incinerou, na manhã desta segunda-feira (26), cerca de 2,5 toneladas de drogas apreendidas em operações policiais realizadas desde 2012. A queima da droga foi realizada em uma cerâmica localizada no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

A operação para incineração da droga teve início às 6h30min da manhã de hoje, quando os policiais carregaram o caminhão e escoltaram a droga até a cerâmica, localizada em Caucaia. Participaram da queima, o Delegado Geral da Polícia Civil, Everardo Lima, a diretora da DCTD, Patrícia Bezerra, policiais civis da Divisão, além de representantes do Ministério Público (MP) e da Vigilância Sanitária.

Para Everardo Lima, a incineração da droga trata-se do ápice do trabalho policial de repressão, que passa desde a investigação até a apreensão e finaliza com a destruição da droga. “A incineração tem toda uma simbologia especial. Você destruir definitivamente essa droga traz a certeza que ela não chegará às mãos dos nossos jovens”, afirmou o delegado geral.

De acordo com Patrícia Bezerra, a maioria dos entorpecentes foi apreendida nos municípios de Acarape, Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Jaguaretama, Jaguaribe, Maracanaú, Quixadá, Redenção e Santa Quitéria. A droga incinerada fazia parte de 1.484 inquéritos policiais que foram instaurados de 2012 até este ano. Entre o material queimado, além de crack, cocaína e maconha, estão 56.854 unidades de comprimidos psicotrópicos, 4.492 pontos de LSD, 12 frascos de MDMA, mineíta e esteróides anabolizantes.

Em 2016, a Divisão queimou uma tonelada de drogas. Já este ano, com esta incineração, a especializada destruiu quase três toneladas de entorpecentes apreendidos em operações policiais em todo o Estado.

Semana Nacional Sobre Drogas

A Semana Nacional Sobre Drogas acontece em diversas cidades brasileiras e está prevista no calendário internacional, que tem o dia 26 de junho como marco. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime lidera a campanha global para aumentar a conscientização sobre o grande desafio que as drogas ilícitas representam para a sociedade como um todo. O objetivo da campanha é mobilizar apoio e inspirar as pessoas a agirem contra o uso problemático de drogas.

Apreensão aumenta 26,5%

Ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, de janeiro a maio deste ano, em combate ao tráfico de drogas no Estado já resultaram na apreensão de mais de 1,5 tonelada de entorpecentes. O número é 26,5% maior em relação à quantidade apreendida no mesmo período do ano passado.  Em 2016, o número foi de pouco mais 1,2 tonelada.

Os policiais, juntos, apreenderam 1.344,56 quilos de maconha, 154,69 quilos de cocaína, além de 69 quilos de crack. Totalizando 1.568,25 quilos de drogas retiradas de circulação. Em igual período em 2016, foram apreendidos 987,56 quilos de maconha, 51,7 quilos de crack e 201,32 quilos de cocaína, resultando em 1.240,58 quilos apreendidos. O comparativo do período registra aumento de 57% nas apreensões.

Apreensão recorde

No último dia 20 de junho, a DCTD apreendeu 1,2 tonelada de maconha prensada que estava escondida em uma residência no bairro Jóquei Clube – Área Integrada de Segurança 06 (AIS 06) – de Fortaleza. Um homem foi preso. Essa é a maior apreensão de drogas realizada pelo Sistema de Segurança Pública do Estado este ano.

De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, diretora da DCTD, a apreensão é resultado de investigações realizadas pela especializada nos últimos dias. “Essa operação é fruto de algumas semanas de investigação aqui da Divisão, quando conseguimos alcançar um esquema criminoso de envio de drogas do Paraguai ao Ceará, passando por diversos estados, mas com o fim último aqui no nosso Estado, onde essa droga seria distribuída para várias bocas de fumo aqui na capital cearense”, revelou Patrícia.

Capturas

Somente de janeiro a maio deste ano 1.592 adultos foram presos e 518 adolescentes apreendidos em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Em todo o ano de 2016, foram capturados 2.881 adultos e 1.043 adolescentes envolvidos com o esse tipo de crime.