#SSPDS20ANOS: Exposições e apresentações culturais dão início à Semana da Segurança Pública do Ceará

17 de maio de 2017 - 20:13

O trabalho desenvolvido pelas Forças de Segurança do Ceará está bem mais próximo dos cidadãos e em uma programação especial, que comemora o aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Hoje, 16 de maio, a pasta celebra 20 anos de existência e oficializou a abertura da Semana da Segurança Pública do Ceará. De forma dinâmica, acessível e com diversas apresentações, conterrâneos e visitantes do Estado são convidados a conhecer de perto as atividades realizadas pelos profissionais da segurança pública cearense. Exposições de viaturas e equipamentos da segurança pública em dois shoppings e concerto da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), em um dos terminais de ônibus de Fortaleza, marcaram a abertura das comemorações, que seguem até o dia 24 de maio. A Semana da Segurança Pública comemora ainda os 209 anos da Polícia Civil, os 182 anos da Polícia Militar e os seis anos da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

Quem passou pelos shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, na tarde de hoje (16), notou uma movimentação mais intensa de agentes de segurança nos locais. Não foi por acaso. Alguns espaços desses centros comerciais deram lugar a exposições de viaturas, equipamentos, uniformes e demais apetrechos utilizados pelos profissionais da SSPDS e suas vinculadas Polícias Civil e Militar (PCCE) e (PMCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). As pessoas ainda têm a oportunidade de conhecer a nova adesivação dos veículos policiais, que ainda serão entregues pelo governador Camilo Santana. Além disso, armamento não letal, uma embarcação usada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e materiais utilizados por outros batalhões especializados como o de Polícia de Choque (BPchoque) também estão expostos.

A abertura da exibição no RioMar Kennedy contou com a presença do titular da SSPDS, André Costa, o adjunto da pasta, Alexandre Ávila, e com o delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima, entre outras autoridades. Em sua fala, André Costa agradeceu à direção dos dois shoppings por disponibilizar os espaços e agradeceu e parabenizou a todos os que fazem a segurança pública do Ceará. “Nós temos mais de 20 mil profissionais para garantir mais paz, traquilidade e ordem à sociedade e sempre buscando salvar vidas”, ressaltou, reforçando a integração que tem sido feita entre as vinculadas do órgão. “Também vejo como diferencial essa busca maior de aproximação da Polícia como um todo com a população, mais do que nunca (…). A todo o momento tenho chamado a população para participar, para denunciar, para colaborar com a secretaria”. O gestor também citou algumas medidas a serem adotadas para a melhoria do trabalho dos servidores, entre outras questões. As boas-vindas aos visitantes foram dadas pelo superintendente do shopping, Patrick Garcia.

Quem também marcou presença por lá foram os alunos do Colégio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB). As amigas Brenda Miranda, Luana Mirele e Ana Carolina – todas com 14 anos de idade e cursando o 8º ano do Ensino Fundamental – compartilharam a satisfação de conhecer de perto o trabalho policial. “É bastante interessante e bem diferente porque a gente nunca viu nada disso, assim, tão perto”, disse uma delas. Quando ficaram sabendo do evento, na escola, elas se voluntariaram como participantes. Para o diretor comandante da instituição, coronel José Nildson de Oliveira, a participação dos alunos é importante para que eles contribuam como integrantes de um contexto de cidadania. Ao todo, 25 estudantes estiveram no evento.

As exposições permanecem até o dia 24, com a mostra de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, um veículo usado pelo Controle de Distúrbios Civis (CDC), de um caminhão de salvamento dos Bombeiros e da Delegacia Móvel nas tardes de sábado (20), no Riomar Fortaleza, e domingo (21), no Riomar Kennedy.

Já por volta de 18 horas, a banda dos Bombeiros alegrou o percurso de quem passava pelo terminal do Conjunto Ceará. Dezenas de rosas também foram entregues às mulheres que contemplaram as apresentações musicais em alusão ao Dia das Mães. As festividades desta terça (16) se iniciaram logo cedo, às 8 horas, com a cerimônia de hasteamento simultâneo das bandeiras oficiais do Brasil e do Ceará, na sede da SSPDS, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Superintendência da Polícia Civil, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Ceará, na sede da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Já no finalzinho da tarde, um ato ecumênico comemorou a data, com o ajuntamento dos servidores da SSPDS, na quadra da sede do órgão.