Policial cearense ministra cursos em Brasília para novos agentes da Força Nacional

29 de março de 2017 - 18:13

Três das disciplinas aplicadas na Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), para agentes de segurança que ingressam na Força Nacional do Brasil, são ministradas por um policial civil cearense. O curso, que é realizado em Brasília, conta com os ensinamentos do diretor da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), inspetor Silvio Maia. Com aulas teóricas e demonstrações práticas, ele atua como instrutor da Força Nacional da Academia Nacional de Polícia.

Silvio ministra aulas sobre Isolamento e Preservação de Local de Crime, para membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), e Balística Forense e Investigação de Homicídio, para membros das Forças Armadas e Polícia Militar. Ao todo, são aproximadamente 480 discentes de estados das regiões Sul e Sudeste do país. A capacitação é realizada na Academia Nacional de Polícia, da Polícia Federal, em Sobradinho – Região Metropolitana do Distrito Federal –, tem duas semanas de duração e segue até o próximo sábado (1º de abril).

“É muito bom disseminar as experiências e o conhecimento que adquirimos na Polícia Civil do Ceará, fazer essa troca de idéias”, avalia Silvio. Além de diretor da Dipre, ele também integra o quadro de professores da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e é cofundador da instituição, onde leciona sobre local de crime, criminalística e tópicos de criminalística. “É um orgulho muito grande termos a oportunidade de estarmos aqui, de mostrar para todo o Brasil o nosso trabalho”, finaliza. A atuação de Maia no curso foi solicitada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e ele foi cedido pela Secretaria da Segurança do Estado do Ceará (SSPDS).

Mas esta não é a primeira vez que ele representa seu Estado em um evento nacional. Em 2013, o policial participou do Congresso Internacional de Perícia, também em Brasília. Na oportunidade, Silvio Maia apresentou trabalho sobre balística forense – análise e resíduo do tiro.