Draco desativa terceiro laboratório de fabricação de drogas e captura dois homens

21 de fevereiro de 2017 - 19:07

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), realizada na última sexta-feira (17), resultou na desativação de mais um laboratório de refino de drogas. É o terceiro local desativado pela especializada em menos de um mês. Dois homens foram presos e mais de 30 quilos de entorpecentes foram apreendidos.

Conforme o delegado Osmar Berto, titular da Draco, os policiais da especializada abortaram uma entrega que seria feita e capturaram Leonardo Rocha de Aragão (19), o “Léo”, sem antecedentes criminais, na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste Oeste), na Barra do Ceará – Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01) de Fortaleza. Com ele, foi apreendido cocaína. Após a prisão, os policiais foram até a residência de “Léo” e lá apreenderam uma pistola calibre 380, munições e uma balança de precisão.

Dando continuidade as investigações, os policiais chegaram até a pessoa de Antônio Marco Lopes Silva (30), sem antecedentes, que havia marcado uma entrega de drogas no estacionamento de um supermercado no bairro Maraponga. Com a prisão dele, os policiais chegaram até o laboratório que funcionava em Maracanaú (AIS 08).  Lá os policiais encontraram o crack ainda em formas.

No total, foram apreendidos 20,5 quilos de maconha, dez quilos de crack, cem gramas de cocaína, além de duas pistolas calibre 380, 32 munições de cal .40 e 380, apetrechos para fabricação e embalagem de drogas, uma balança de precisão e três veículos utilizados na entrega das drogas – sendo uma caminhonete montana de placas HYL 1134, um corola  de placas NUW 8887 e uma motocicleta Honda CG160 de placa PMM 8821.

Os presos foram encaminhados para a sede da Draco, onde foram autuados em flagrante por tráfico, associação para o tráfico de drogas, organização criminosa. “Léo” também foi autuado por porte e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito.
Terceiro laboratório em menos de um mês

Este é o terceiro laboratório de drogas fechado por policiais da Draco em menos de um mês. No último dia 14, os policiais desativaram um laboratório que funcionava na Rua 03 do bairro Angorá, em Itaitinga. No total, foram apreendidas 500 gramas de crack, 400 gramas de cocaína, 17kg de cafeína em pó (utilizado para a fabricação do crack), munições de calibre 38, uma balança de precisão e um veículo. Três pessoas foram presas.
Já no dia 23 de janeiro, os policiais fecharam o laboratório que funcionava na cidade de Acarape, na AIS 13. Na ocasião, três pessoas foram presas, e foram apreendidos 13,26 quilos de crack, cocaína e maconha, além de 20 quilos de mineíta (pó químico utilizado para desdobramento de cocaína e fabricação de crack), seis frascos contendo creatina, 24 frascos de bicarbonato de sódio, cinco balanças de precisão, uma prensa hidráulica, apetrechos utilizados no laboratório, como liquidificadores, peneiras, colheres e um rolo de papel alumínio, além dos três veículos que estavam com os presos.