Polícia Civil “estoura” dois laboratórios de drogas em Fortaleza e apreende revólver banhado a ouro

6 de fevereiro de 2017 - 18:49

Duas ações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), na última sexta-feira (03), resultaram no “estouro” de dois laboratórios de drogas que funcionavam nos bairros Varjota e São João do Tauape, na Área Integrada de Segurança 03 (AIS 03) de Fortaleza. Dois homens foram presos, cerca que 15 quilos de drogas e três armas, sendo uma submetralhadora e dois revólveres – um deles banhado a ouro -, foram apreendidos.

Varjota
O primeiro laboratório descoberto pelos policiais civis funcionava em um apartamento localizado na Rua Tavares Coutinho. A Polícia Civil identificou o local, após investigações acerca do tráfico de drogas nos bairros Aldeota, Meireles, Papicu e Varjota.  O responsável pelo local foi identificado e capturado quando chegava ao apartamento. Trata-se de Jonatan Menezes da Costa (32), o “Chacal” ou “Jonnhy Bombado”, que já responde por tráfico de drogas, homicídio e posse ilegal de arma de fogo.

Os policiais foram com Jonatan até o apartamento e lá apreenderam uma submetralhadora calibre .40, dois revólveres calibre 38 – um deles banhado a ouro -, 53 munições de calibres variados, além de 10,5kg de cocaína, 20,8 kg de mineíta (pó branco utilizado no refino do crack), 870 gramas de maconha, 335 gramas de crack e material para fabricação e embalagem dos entorpecentes.

Jonatan foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, para a sede da DCTD, onde foi autuado em flagrante por tráfico além de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e de uso permitido. Conforme a delegada Patrícia Bezerra, diretora da DCTD, o preso integra a mesma organização criminosa da qual faz parte José Edson Honório de Sousa (26), o “Tourão”, que já responde por tráfico de drogas e homicídio, que foi capturado no último dia 23, em uma ação da DCTD, no bairro Luciano Cavalcante. Com ele, os policiais apreenderam drogas e uma pistola que estavam escondidos em um fundo falso na residência dele.

São João do Tauape
O segundo laboratório estourado foi localizado na Rua Paulo Firmeza. O responsável pelo local foi identificado como Pedro Henrique Barbosa Soares (23), que já responde por homicídio. Os policiais abordaram o homem, que era investigado pela especializada, nas proximidades de um posto de combustível, na Avenida Raul Barbosa. Ele estava em um veículo Gol, de placas OSU 6054, e quando foi abordado, portava uma quantidade de crack dentro do carro. Após a prisão, os policiais seguiram até a residência dele e lá apreenderam: 390 gramas de cocaína, 1.5 quilo de maconha, 190 gramas de crack, 150 gramas de pó branco (tipo mineíta, utilizado para fabricação do crack), alem de apetrechos para fabricação e embalagens de drogas. Pedro Henrique foi conduzido para a sede da DCTD, onde também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

De acordo com a delegada Patrícia, as drogas apreendidas nas duas ações tinham como destinos as festas de pré-carnaval, que ocorrem neste período. “Intensificamos o trabalho das equipes policiais visando identificar e prender os principais responsáveis pela distribuição de drogas neste período. As investigações continuam”, avisa a delegada.