AESP: Profissionais de segurança pública concluem curso básico de mergulho

16 de dezembro de 2016 - 16:07

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) encerrou, nesta sexta-feira (16), a primeira turma do Curso Básico de Mergulho oferecido para profissionais da segurança pública e servidores públicos estaduais. A capacitação, de 40 horas/aulas, foi coordenada pela equipe do Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (NBS), e habilitou os participantes a desempenharem atividades básicas de mergulhador e exploração em ambientes subaquáticos com profundidade de até 18 metros.

 

Segundo o capitão BM Francivaldo de Melo Peixoto, instrutor do curso, o treinamento pretende desenvolver nos discentes o gosto pela prática do mergulho amador, habilitando-os tanto para o mergulho como atividade recreativa, quanto para atuar em operações menos complexas. “Todo o conhecimento é bem-vindo e como essa área do mergulho é um ambiente que fascina muito, nosso objetivo é capacitar esses profissionais para que eles tenham uma melhor desenvoltura embaixo d’água.  Não é o mergulho profissional, mas esses profissionais poderão mergulhar em qualquer local do Brasil, com a devida habilitação ao mergulho autônomo”, ressaltou.

O curso inclui desde aulas teóricas de noções básicas de física e fisiologia, até exercícios práticos de mergulho na piscina e no mar. “Na instrução, nós fazemos a adaptação do aluno em piscina, a adaptação em mergulho autônomo a cinco metros de profundidade e no final, mergulho no mar, com dez metros de profundidade”, explicou Melo.

Para o aluno José Maria Lima dos Santos, que trabalha na Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), realizando manutenção de comportas, açudes, canais e adutoras, a capacitação é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional.  “Para mim, é muito bom participar desse curso, porque a gente adquire mais conhecimento, mais prática, e a gente fica mais confortável sabendo que está se aperfeiçoando para trabalhar com mais segurança”, ressalta.

Ao todo, 35 discentes participaram do treinamento, incluindo profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da AESP, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e do Exército Brasileiro.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Estado do Ceará