Carga de produtos alimentícios é recuperada em ação policial integrada

15 de dezembro de 2016 - 16:55

Uma carga de produtos alimentícios, um caminhão e o motor de um carro – todos tomados de assalto – foram recuperados pelas Polícias Militar e Civil do Estado do Ceará, na noite dessa segunda-feira (12). As diligências foram iniciadas por equipes de policiais militares e continuadas por policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). A carga completa é avaliada em R$ 130 mil e os agentes de segurança recuperaram a maioria dela. Mas o trabalho policial não parou e outros três suspeitos já foram identificados.

Após tomarem conhecimento do roubo dos produtos, os militares deram início às diligências e chegaram ao Distrito de Camará, no município de Aquiraz, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) – Região Metropolitana de Fortaleza –, onde encontraram uma parte dos alimentos. No momento da abordagem policial, a mercadoria, composta por caixas de macarrão instantâneo, mingau e outros produtos da Nestlé, estava sendo descarregada por Antônio Alberto da Silva (21).

“Ele pretendia revender a mercadoria para estabelecimentos comerciais”, explica o delegado Fernando Cavalcante, titular da especializada DRFVC, sobre a atuação de Antônio no grupo criminoso. O infrator foi flagrado retirando os alimentos de um caminhão Hyundai modelo HR, de cor branca e placas NUP-1433, roubado, que estava com emplacamento clonado e chassi adulterado. O veículo também foi tomado de assalto em um roubo de cargas, quando o mesmo transportava macarrão e farelos, no início deste mês.

Antônio, que não possuía antecedentes criminais, foi encaminhado pelos militares para a Delegacia Metropolitana do Eusébio – plantonista da área – e autuado em flagrante por receptação qualificada por usar o produto do roubo em uma atividade comercial, associação criminosa e adulteração de chassi ou de qualquer sinal identificador de veículo. O caso foi transferido para a DRFVC e, ainda segundo o delegado, o infrator poderá ser autuado por outros crimes no decorrer do inquérito policial.

As investigações sobre o caso prosseguiram e as equipes da PCCE identificaram outros três homens suspeitos de envolvimento na ocorrência. Na casa de um deles, ainda no Camará, os agentes de segurança encontraram outra parte da carga, o motor de um carro Celta roubado no município de Caucaia, e documentos falsificados de outro automóvel. Existem suspeitas de que o grupo criminoso tenha participações em outros roubos de cargas ocorridos no Estado. “Eles também são suspeitos de tomarem uma carga de frios, no começo deste mês, e de atuarem na BR 116”, acrescenta o delegado.

Dinâmica do crime
A carga da Nestlé vinha da cidade de Feira de Santana, no estado da Bahia, com destino à Capital cearense, mas teve o percurso interrompido na localidade de Palhano, próximo ao município de Russas, onde os criminosos agiram. O crime foi cometido durante a madrugada de sábado (10) para domingo (11), por aproximadamente quatro infratores. Armados, eles utilizaram um carro Astra de cor prata, abordaram o motorista do caminhão que transportava a carga e o retiraram do veículo. “Enquanto uma parte do bando ficou com a vítima no meio do mato, o restante transportou os produtos para outro veículo”, detalha Cavalcante. O condutor e o caminhão foram deixados na localidade de Cristais, perto do km 100 da rodovia BR 116, em Cascavel.