Operações da PC-CE resultam em cinco capturas e quase 600 abordagens em Caucaia

15 de dezembro de 2022 - 09:33 # # # # # #

Entre os alvos, está de um homem suspeito de participar de, pelos menos, quatro homicídios na região

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), vem realizando uma série de ações visando combater os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), no município de Caucaia, região pertencente à Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará. As ofensivas iniciaram no dia 5 deste mês e seguem em andamento.

Ao todo, cinco pessoas suspeitas de integrar organização criminosa e de participação em outros delitos foram capturadas por cumprimento de mandados de prisão. Outro número importante também foi registrado, até aqui, como resultado das operações. Foram 598 abordagens a pessoas e veículos. As ofensivas da Polícia Civil são divididas em escalas e focam em diligenciar nos bairros de Caucaia com maiores índices de criminalidade.

Os investigadores vão às ruas para cumprir mandados de prisão, em desfavor de alvos das Forças de Segurança, bem como realizam buscas visando prender indivíduos em flagrante delito. Durante esses oito primeiros dias de ações, cinco pessoas foram presas mediante cumprimento de mandados pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, receptação e porte ilegal de arma de fogo. Um veículo também foi recuperado.

Uma das capturas foi a de Lucas Chaves Rodrigues, de 23 anos, conhecido como “Cambota” e “Lukinha”. Ele é apontado como integrante de um grupo criminoso e já possui passagem pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. “Lukinha”, que foi preso na sexta-feira (9), no bairro Potira, em Caucaia, é investigado por participar de, pelo menos, quatro homicídios na região.

Para o delegado titular da Delegacia Metropolitana de Caucaia, Rômulo Melo, esse reforço e trabalho integrado com as demais delegacias é fundamental para se combater, de forma ininterrupta, as ações criminosas na RMF. “Por conta da disputa mais acirrada de integrantes de grupos criminosos, a Polícia Civil, de forma ágil, tem feito ações diárias na Caucaia com o foco de diminuir os índices de criminalidade, a exemplo dessas ofensivas, que tem o apoio importantíssimo de outras delegacias”, pontuou o delegado.

O trabalho policial é coordenado pela Delegacia Metropolitana de Caucaia, com apoio de equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento Técnico Operacional (DTO), do Departamento de Inteligência (DIP) e da Coordenadora de inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Quem também discorre sobre as ações integradas entre os policiais civis no município de Caucaia é o diretor do DTO, delegado Fernando Menezes. “Esse trabalho qualificado com toda a estrutura da PC-CE visa realizar ações repressivas e preventivas em combate aos crimes violentos. Fazemos um estudo preliminar em conjunto com o setor de inteligência, com apoio da SSPDS e demais departamento, no sentido de enveredar em investigações qualificadas, com a finalidade de obter mandados de prisão e de buscas, além de tirar de circulação criminosos, proporcionando mais segurança à população de Caucaia”, Finalizou.