Polícia Civil realiza operação e apreende adolescentes suspeitos de atos infracionais

10 de dezembro de 2021 - 16:27 # # # # # #

Em um trabalho continuado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) apreendeu, nas primeiras horas da manhã de hoje (10), quatro adolescentes em conflito com a lei. Os mandados de busca e apreensão pelos atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, ameaça e roubo foram cumpridos em bairros pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 1, 2, 3 e 6 (AIS 1, 2, 3 e 6) de Fortaleza. Durante toda essa semana, a PC-CE chegou a cumprir mais 12 mandados de busca e apreensão, totalizando 16 alvos apreendidos nos últimos dias.

Objetivando diminuir os números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), equipes da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), coordenadas pelo Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PC-CE, saíram em campo, nas primeiras horas da manhã de hoje, e cumpriram várias decisões judiciais em desfavor dos adolescentes. Os alvos, segundo a PC-CE, são suspeitos de atos infracionais registrados em todo o ano de 2021.

Antes da operação ser deflagrada hoje, as delegacias especializadas já haviam apreendido 12 adolescentes, com idades de 16 a 17 anos, bem como prenderam dois adultos que estavam com decisões judiciais em aberto, referentes a atos infracionais cometidos por eles quando eram menores de idade. Esse trabalho continuado faz parte de uma ação ininterrupta das Forças de Segurança, que visa dar uma resposta efetiva à sociedade, bem como ressocializar esses jovens em conflito com a lei.

Para a delegada Arlete Silveira, diretora do DPGV, essa operação e as ações realizadas nas últimas semanas é fundamental para a responsabilização desses jovens após o cometimento dos atos infracionais, “Infelizmente esses jovens são recrutados e, em sua maioria, fazem parte de grupos criminosos. Então, com essas apreensões, fica evidente que a PC-CE vem trabalhando e combatendo a criminalidade em todas as esferas”, destacou ela.