Homem é preso por roubo e Polícia apura participação dele na morte do soldado PM Djakson Araújo

19 de dezembro de 2016 - 18:05

Uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar que atuam nas Áreas Integrada de Segurança 11 e 16 resultou na captura de um homem, no município de Cedro (AIS 16), nesse domingo (18). A partir da prisão do suspeito, a Polícia apura sua possível participação na morte do soldado PM Djakson Araújo de Viveiros (30), na última sexta-feira (16), em Juazeiro do Norte.

O homem foi capturado na companhia de um adolescente de 16 anos após eles e outros dois infratores invadirem a residência de uma mulher e efetuarem disparos de arma de fogo no local. De acordo com levantamentos policiais, eles pretendiam matar um desafeto, mas o alvo não estava no imóvel. O grupo também é suspeito de se envolver, horas antes, em um assalto a um posto de combustível na cidade de Várzea Alegre, de onde subtraíram dinheiro.

Com o suspeito, que responde por homicídio, roubo e tráfico de drogas, e o adolescente, que não possuía passagens pela Polícia, policiais militares apreenderam um carro com queixa de roubo e uma pistola calibre 380 – que será periciada para averiguar se foi a arma utilizada contra o soldado Djakson Araújo. O adulto ainda tentou enganar a Polícia se identificando com nome falso, mas logo os agentes de segurança perceberam a farsa e ele foi autuado por violação de domicílio, identificação falsa, roubo, corrupção de menores, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Já o adolescente, foi autuado em um ato infracional análogo aos delitos de violação de domicílio, porte ilegal de arma de fogo e roubo.

Reforço

O policiamento ostensivo no município de Juazeiro do Norte foi reforçado com o envio de tropas especiais que atuam na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), em virtude do homicídio do soldado da PM, Djakson Araújo de Viveiros (30), cometido na noite dessa sexta (16), e dos 12 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), registrados de zero hora de sexta (16) até as 23h59min desse domingo (18), no município. Equipes do Batalhão de Divisas que atuam nas fronteiras do Cariri foram deslocadas para Juazeiro. A área também recebeu o reforço de policiais do Comando Tático Rural (Cotar) do BPChoque, do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA). O Comandante do Policiamento do Interior, Cel. Júlio Aquino, foi deslocado para comandar as tropas da PM no local.

Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Fortaleza foi deslocada para dar apoio às investigações que vem sendo realizadas pela DHPP de Juazeiro e as demais delegacias da região. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi deslocada para a região, uma vez que o helicóptero da base da AIS 11 está em manutenção programada. Estão sendo realizadas operações conjuntas entre as Polícias Civil e Militar.

O crime

O crime contra o policial aconteceu no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), quando, na noite de sexta–feira (16), dois homens armados em uma motocicleta Honda Bros vermelha anunciaram um assalto ao coletivo onde o policial se encontrava. Na tentativa de impedir o crime, o agente sacou a arma, mas foi atingido por dois tiros na cabeça, vindo a óbito no local. O PM havia saído do serviço e voltava para casa em um transporte coletivo que seguia em direção à cidade vizinha, Brejo Santo, quando os dois indivíduos anunciaram o roubo ao veículo.

Nota de pesar

Em solidariedade aos familiares e amigos, a SSPDS e seus órgãos vinculados, em especial a Polícia Militar, lamentam a perda de um integrante das forças de segurança, ao passo que reconhecem os relevantes serviços do policial militar no combate ao crime. O soldado Djakson estava lotado na 2ª Companhia do 5º Batalhão de Policiamento Comunitário, da cidade do Crato (AIS 11).