PCCE participa da XXIII Parada da Diversidade com orientação e distribuição de informativo
2 de julho de 2024 - 17:08 ##Decrim ##LGBT ##Parada Da Diversidade #PCCE
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), participou da XXIII Parada pela Diversidade Sexual, que ocorreu na Av. Beira Mar, no último domingo (30). O foco da ação foi a distribuição de abanadores informativos com os contatos da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrin), unidade especializada da PCCE em combate aos crimes de ódio, bem como os canais de denúncias.
Durante a ação, policiais civis distribuíram os informativos para centenas de pessoas, que puderam conhecer o funcionamento da instituição e a Decrin, que funciona dentro do Centro de Formação e Inclusão Socioprodutivo (Cefisp), mesmo prédio onde ficam o Centro de Referência em Direitos Humanos e o Centro de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, fortalecendo o diálogo entre os órgãos de acolhimento aos grupos vulneráveis. Vale salientar, que as vítimas podem comparecer em qualquer delegacia do Estado.
XXIII parada da diversidade
A Parada pela Diversidade do Ceará, que marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, promoveu manifestações artísticas e sociais para reivindicar o fim da discriminação e exigir respeito e direitos. O evento foi organizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB). Anualmente, a parada reúne cerca de um milhão de pessoas para promover os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexos e de outras identidades de gênero.
Canais de denúncias
A Decrin funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. A Polícia Civil reforça que, caso a vítima sinta-se discriminada pela sua raça ou cor, religião ou orientação sexual, seja publicamente, individualmente ou nas redes sociais, deve realizar o Boletim de Ocorrência (BO) na Decrin. Fora do horário de expediente, o registro pode ser feito em qualquer outra unidade da PCCE, incluindo a Delegacia Eletrônica (Deletron) no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo.
As denúncias podem ser direcionado para o WhatsApp: (85) 3101-7590
Email: decrin@policiacivil.ce.gov.br e, também pelo número 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).