PCCE recebe secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em visita à Decrim

1 de março de 2024 - 18:36 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) recebeu, na manhã desta sexta-feira (01), a secretária nacional do Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, em visita à Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim), unidade especializada da PCCE. Na ocasião, os policiais civis apresentaram os espaços da especializada e apresentaram os trabalhos desenvolvidos pela instituição.

A visita institucional teve como objetivo conhecer os trabalhos realizados pela Decrim, sendo acompanhada pela diretora adjunta do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PCCE, Rebeca Cruz, e pelas delegadas titular e adjunta da Decrim, Illa Timbó e Yasmim Pontes, respectivamente.

A secretária nacional, Symmy Larrat, conheceu os espaços da unidade especializada e ressaltou o trabalho realizado pela Polícia Civil do Ceará. “Quero agradecer o acolhimento e dizer que estou maravilhada em conhecer o trabalho realizado pela Polícia Civil. Todo esse cuidado e atendimento realizado pela PCCE faz com que a vítima se sinta acolhida. Além disso, o espaço é acolhedor”, destacou a secretária.

A delegada adjunta do DPGV, Rebeca Cruz, reforçou sobre a importância da visita institucional ao equipamento. “A importância dessa visita é para que a secretária possa conhecer a Decrim, um equipamento inovador aqui no Ceará, que atende pessoas que sofrem discriminação, entre elas, vítimas de homofobia e transfobia. Podemos falar um pouco sobre as investigações desses crimes e a punição de agressores. É importante que a secretaria conheça o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da PCCE, que vem sendo realizado no Ceará em proteção às vítimas vulneráveis”, explica Rebeca.

Ainda, durante a visita, a delegada titular da Decrim, Illa Timbó, reforçou que o equipamento é um ponto de acolhimento para quem precisar de atendimento. E fez, ainda, uma breve apresentação de um ano desde a inauguração da delegacia especializada. “A Decrim tem um trabalho com foco no combate a discriminação e investigação, bem com, responsabilizar os agressores. Apresentamos o trabalho que realizamos, o nosso atendimento é especializado, com os policiais civis capacitados. Temos uma escuta atenta às vítimas”, disse Illa.

Durante a visita ao Ceará, a secretária nacional Symmy Larrat também conheceu o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, que fica no mesmo equipamento da Decrim.

Serviço

Delegacia de Repressão aos Crimes por Descriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim)

Endereço: Rua Valdetário Mota, 970 – Papicu