Operação Átria resulta em mais uma captura de suspeito por tentativa de feminicídio

13 de março de 2024 - 13:17 # # # # # # # #

Um trabalho investigativo e de inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, na noite dessa terça-feira (12), no cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 25 anos, suspeito de uma tentativa de feminicídio contra a ex-namorada, uma mulher de 18 anos. A captura ocorreu no bairro Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) da Capital. A prisão do suspeito ocorreu em mais uma fase da Operação Átria.

Segundo as investigações policiais, o crime ocorreu após uma discussão entre o suspeito e a vítima, que à época eram namorados. A vítima foi atingida por um objeto perfurocortante e depois socorrida para uma unidade hospitalar. O crime foi registrado em outubro do ano passado em uma via pública, no bairro Messejana.

Com o mandado de prisão em mãos, equipes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul), localizaram o alvo em um estabelecimento comercial no mesmo bairro onde ocorreu o crime. Após a captura, o suspeito foi conduzido para a DDM de Fortaleza, unidade especializada da PCCE, onde a ordem judicial foi cumprida. Agora, o homem encontra-se à disposição do Poder Judiciário.

Sobre a Operação Átria

O nome da operação faz referência à principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado à operação ilustra a ideia de reposicionar as mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e as devolvendo ao seu lugar.

Canais de denúncia

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo número 180, que atende em todo o território nacional, 24 horas por dia. As informações também podem ser repassadas pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), responsável pelo serviço. No site, está disponível o atendimento por chat e com libras.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As denúncias podem ser feitas ainda pelo número (85) 3108-2950, da DDM de Fortaleza. O sigilo e o anonimato são garantidos.