Clínica de estética clandestina é fechada e PCCE prende casal em Fortaleza

1 de março de 2024 - 13:13 # # # # #

O estabelecimento estava situado no bairro Dendê, em Fortaleza, e foi interditado pela Vigilância Sanitária na tarde dessa quinta-feira (29).

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio de equipes da Vigilância Sanitária do Ceará, resultou na prisão em flagrante de um casal que realizava o exercício ilegal da medicina e eram proprietários de uma clínica de estética clandestina. Os indivíduos aplicavam substâncias proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em seus clientes. O casal foi capturado na tarde dessa quinta-feira (29), no bairro Dendê – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Centenas de seringas, anestésicos, medicamentos vencidos e outros produtos irregulares foram apreendidos pelos policiais civis. 

No início deste ano, os investigadores do 5° Distrito Policial (DP) foram procurados por uma mulher, de 32 anos, que havia contratado um serviço de estética em uma clínica situada em Fortaleza para um procedimento nos glúteos. Após a realização do tratamento estético, a vítima apresentou reações e precisou ser internada. Ela ficou em estado grave em um hospital da região. A vítima registrou os fatos por meio de um Boletim de Ocorrência (BO). 

Diante disso, os policiais civis identificaram a clínica, onde solicitaram junto ao Poder Judiciário um mandado de busca e apreensão no estabelecimento comercial. Na tarde dessa quinta-feira (29), com a decisão judicial em mãos e com uma equipe da Vigilância Sanitária, os policiais civis foram até o local. No imóvel, foi identificado que os proprietários não possuíam nenhum tipo de qualificação ou formação para realizar os serviços ofertados pelo estabelecimento, bem como armazenavam produtos  de uso exclusivo de médicos que estavam vencidos em local inapropriado. 

Durante a aplicação dos produtos, o homem de 24 anos, e a mulher de 37 anos, reutilizavam as seringas em outros pacientes. Ainda no estabelecimento, dezenas de seringas, algumas unidades vencidas, e vários medicamentos que eram armazenados de forma irregular,  além do produto Polimetilmetacrilato (PMMA), que é proibido pela Anvisa, foram apreendidos. Diante do que foi encontrado, o casal de falsos esteticistas foi conduzido para o 5º DP. 

Na unidade policial, a dupla foi autuada em flagrante pelos crimes de lesão corporal grave, crime contra ordem tributária, falsificação de medicamentos para fins terapêuticos ou medicinais, além do exercício ilegal da medicina. Além das prisões, o local foi interditado pela Vigilância Sanitária. A Polícia Civil orienta que outras possíveis vítimas do casal procurem a delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). A investigações sobre o caso continuam para apurar a participação de outros envolvidos na ação criminosa.

O que é PMMA, produto usado na clínica clandestina

PMMA é a sigla para Polimetilmetacrilato, uma substância plástica utilizada para preenchimentos em tratamentos estéticos faciais e corporais, sobretudo para aumento dos glúteos. Entretanto, sua composição pode causar reações inflamatórias que, por sua vez, pode levar a deformidades e necrose dos tecidos onde for aplicado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (85) 3101-2948 do 5º Distrito Policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.