Janeiro Branco: Polícia Civil promove roda de conversa sobre cuidados com a saúde mental

25 de janeiro de 2024 - 17:25 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) promoveu, na manhã desta quinta-feira (25), uma roda de conversa sobre saúde mental voltada para os policiais civis e os colaboradores da instituição. O encontro foi realizado pelo Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) e ocorreu na sede da PCCE, no Cisp, no bairro Aeroporto. Na ocasião, profissionais da saúde ministraram uma palestras com a temática sobre saúde e bem-estar.

Na abertura do evento, o diretor da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), Nartan Andrade, convidou os participantes para o momento do encontro. “Esse é um momento em que podemos partilhar de conhecimentos sobre a saúde mental. E esse tema é de grande relevância para todos nós”, ressaltou Nartan.

O Damps conta com profissionais da área da saúde que atendem aos policiais civis. Para a diretora do Damps, Sônia Amaral, o encontro permite uma partilha do que já é realizado pelo Departamento. “Essa é uma atividade de promoção para aqueles que compõem a instituição, e mais uma vez, trazendo temáticas de muita relevância para os servidores”, explica Sônia Amaral.

Com o tema “Saúde mental enquanto há tempo”, a psiquiatra Ana Cristina Marques destacou em sua palestra a importância do autocuidado. “Não podemos nos colocar em metas que estão fora do nosso contexto e nos cobrar por isso. O Janeiro Branco é um mês para pensarmos no autocuidado, nossa saúde, nossas curas. Não podemos nos deixar em segundo plano. Por isso, devemos procurar ajuda de um profissional quando nos sentirmos incomodados”, ressaltou a médica. 

O psicólogo Érico Valente falou sobre “O sentido como fator de proteção à saúde”. Na ocasião, o profissional discorreu, também, sobre limitações. “Somos seres humanos limitados e não aceitamos limitações. Mas devemos compreender que a vida é um equilíbrio. Os traumas, complexos e perturbações são consequências que nos atravessam e muitas vezes vamos precisar de ajuda de um profissional. Não podemos negligenciar nossa saúde mental”, disse o psicólogo.

 

Ainda durante a roda de conversa, os participantes trocaram vivências e tiraram dúvidas com os profissionais. Além disso, o encontro contou, ainda, com massagem relaxante, liberação miofascial, escalda pés e um coffee break.