Polícia Civil promove roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama

24 de outubro de 2023 - 17:01 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), promoveu, na manhã desta terça-feira (24), uma roda de conversa com orientações sobre a prevenção ao câncer de mama. O encontro ocorreu no pátio da Superintendência da PC-CE, que fica localizada na Rua do Rosário, 199, Centro. O evento reuniu servidores e colaboradores da instituição, a ação faz parte da programação do mês do servidor.

A ação, em alusão ao Outubro Rosa, contou com a abertura da delegada-geral adjunta, Teresa Cruz, que esteve presente e destacou a importância da prevenção ao câncer de mama. “Quero parabenizar a iniciativa do Damps que promove encontros tão importantes como esses, trazendo um tema tão relevante para a mulher, que merece toda atenção nossa”, destacou.

“É importante que nossos encontros promovam orientações sobre os cuidados da nossa saúde. Em comemoração ao Outubro Rosa, hoje trouxemos pessoas que podem conversar com a gente sobre o assunto”, ressaltou a diretora do Damps, Sônia Amaral.

Durante a roda de conversa, a secretária-executiva da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Paola Braga, falou de sua experiência sobre o enfrentamento da doença. “O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulher no Brasil. E eu sabia que iria ser acometida pelo câncer, porque no meu caso é genética. Minha mãe e minha irmã tiveram, então devido a isso, me cuidei antecipadamente. Ficar careca, tirar as mamas e útero não me fizeram ficar menos mulher”, contou Paola com alegria sobre ter vencido o câncer de mama.

O médico ginecologista, que possui pós-graduação em nutrologia, Fernando Aguiar, pontuou importantes cuidados com a saúde. “Genética ou não, o câncer de mama atinge, também, os homens. Mas é preciso evidenciar que há elementos importantes que podem fazer uma grande diferença em nossas vidas, por exemplo: alimentação saudável, prática de exercícios físicos, e manter a rotina de exames em dias”, pontuou o médico.

Para finalizar o evento, a dentista, Jacqueline Alencar, também, contou sobre como conseguiu superar o câncer de mama. “Sou da área da saúde e sempre tive o costume de me cuidar. Quando notei um nódulo, procurei logo uma ajuda médica. Quero dizer que a descoberta da doença não é uma sentença de morte. Não se culpe. Pode acontecer com qualquer pessoa, mas após descobrir a doença, é importante que seja acompanhada pelo especialista e faça o tratamento corretamente”, relatou Jacqueline.

O encontro contou, ainda, com terapias holísticas, fisioterapia, liberação miofascial, escalda pés, atendimento com nutricionistas e um coffee break.