Palestra e trocas de informações marcaram o evento Novembro Azul coordenado pelo Damps

24 de novembro de 2023 - 15:50 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), realizou na manhã dessa quinta-feira (23), um evento alusivo ao Novembro Azul. Os profissionais e servidores participaram de palestra, avaliação nutricional, escalda-pés, liberação miofacial e coffee break. A ação aconteceu no Espaço de Convivência da nova sede da Polícia Civil, no Cisp, na Rua Professor Guilhon, s/n – Aeroporto.

No encontro, foram disponibilizadas diversas atividades específicas para a prevenção e a orientação sobre o câncer de próstata, bem como para  esclarecer a importância do autocuidado e o diagnóstico precoce para combater o câncer de próstata. 

A delegada adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará, Teresa Cruz, que abriu o evento, pontuou sobre a importância de realizar ações sobre essa temática e, também, sobre o trabalho de acolhimento que o Damps proporciona para os servidores da instituição. “O Damps e os profissionais que compõem essa ferramenta são importantíssimos para essa instituição, principalmente pela forma que vocês acolhem. Essa é uma característica marcante do Damps. Temos equipamento de ponta, atendimento especializado e uma equipe sempre preparada para cuidar e atender de forma tão especial todos que compõem a PCCE”,  finalizou Teresa Cruz. 

Conheça os sintomas

Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Os sintomas mais comuns são: dificuldade para urinar, sensação de esvaziamento vesical incompleto, dor para urinar, sangue na urina e dores ósseas.

Prevenção

Para a prevenção do câncer de próstata é importante hábitos de vida saudável, como diminuição do estresse, atividade física, diminuição da ingestão de gordura e combater a obesidade. Além da realização dos exames anuais, uma vez que se trata de uma doença com altos índices de cura quando diagnosticada precocemente.

Os exames periódicos devem ser realizados em todos os homens a partir dos 45 anos de idade ou dos 40 anos, para homens com fatores de risco familiar.