Dia do Filho: SSPDS homenageia pais e filhos que atuam juntos nas Forças de Segurança

23 de setembro de 2023 - 09:28 # # # # #

A inspiração profissional veio de dentro de casa e hoje, esses profissionais atuam nas mesmas áreas que seus pais. Defendendo e garantindo a segurança de milhares de outras famílias, esses filhos potencializam os trabalhos desenvolvidos pelos pais e seguem trilhando carreira nas Forças de Segurança do Ceará.

No Dia dos Filhos, celebrado neste sábado (23), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reúne histórias de filhos que decidiram seguir o exemplo de seus pais ao atuarem nas Forças de Segurança do Estado e parabeniza esses servidores por abraçarem essa valorosa missão ao lado de seus pais.

Mulheres de força na PMCE

A soldado Bárbara Mirella de Sales Costa, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), é um dos exemplos de filhos que seguem os passos profissionais dos pais. Tendo sua mãe atuando nas Forças de Segurança, ela conta que seu ingresso na polícia foi graças ao apoio que recebeu em casa. “Minha mãe foi minha maior inspiração e a pessoa que mais me incentivou. Ela sempre me mostrou como a profissão pode ser gratificante, que é por meio desse trabalho, que podemos proteger a sociedade e certificar que a população possa ter mais segurança”, conta.

Para a mãe da soldado, a 1° tenente Rosineide de Sales Ferreira, da PMCE, dividir a profissão com a filha é sempre buscar dar o seu melhor. “Ter minha filha atuando na segurança pública e fazendo parte da mesma área profissional que a minha, me impulsiona muito! Sinto que tenho uma maior responsabilidade tanto para influência-lá a sempre dar o seu melhor, como também a tornar-me uma profissional ainda mais dedicada no meu serviço e em tudo que eu faço”, explica a tenente.

Para as policiais militares, compartilharem da profissão e acompanharem a carreira uma da outra traz o sentimento de gratidão por poder representar a segurança pública e ajudar na manutenção da paz e da tranquilidade de muitas famílias. Além disso, mãe e filha destacam que seus trabalhos também servem de incentivo para que outras mulheres vejam que é possível fazer parte da profissão que, por muito tempo, foi dada como impossível para mulheres.

Pai e filho, inspetor e escrivão da Polícia Civil

Para o inspetor Flávio de Moura Vasconcelos, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), uma das maiores alegrias da sua vida são os seus três filhos. “E estou ainda mais feliz por ter a oportunidade de ver o ingresso do meu primogênito, o escrivão Flávio Rudson, na Polícia Civil. Desde que meu filho era criança, sempre que possível, o levava para que pudesse participar do meu dia a dia, que tivesse oportunidade de conhecer meu ambiente de trabalho ou na academia de artes marciais em que treinava. Tudo isso como uma forma de mostrar exemplos de boas condutas de vida”, conta.

“Saber que eu servi de exemplo positivo e fui um dos motivos que o fez ingressar na Polícia Civil, me faz querer melhorar como profissional e como ser humano. Sempre quero fazer o meu melhor, para que o meu exemplo continue inspirando-o”, finaliza.

A terceira geração da família no CBMCE

A história da família do tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Hélder Porto, já está na terceira geração, com pai, filho e neto sendo profissionais da instituição. Tudo iniciou com o subtenente José Moreira, que entrou na corporação em 1969. Já seu filho, o tenente Hélder, entrou para o Corpo de Bombeiros Militar em 1991. E o neto, o soldado Luan Hadriel, ingressou em 2019.

“Minha principal inspiração foi meu pai, sub Moreira. Hoje, aos 32 anos corridos de serviço, ainda encontro satisfação e honra de tirar serviço na mesma guarnição, com meu filho, soldado Luan. Acredito que todos nós tivemos várias inspirações que nos fizeram servir a corporação do CBMCE”, explica o tenente Hélder.

A paixão pelos ares unindo pai e filho

Atuando na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, o tenente-coronel Fernando de Oliveira e seu filho, o cabo Anderson Luiz Goiana Pereira, dividem a paixão pelos ares e por trabalhar garantindo a segurança dos cearenses.

“Ter um filho trabalhando comigo na Ciopaer é algo importantíssimo, me deixa com o coração transbordante de alegria. Saber que não estou só, que o meu trabalho, o meu exemplo como pai e como profissional da segurança pública, despertou um interesse do meu filho também fazer parte dessa nobre missão de voar para proteger e salvar”, comenta o tenente-coronel Fernando de Oliveira.

Acompanhando o cotidiano do pai como profissional desde criança, o cabo Anderson atua no apoio em solo. “Sou piloto e, todas as vezes que eu vou decolar, meu filho está ali conosco, na sua função como um bom profissional e também como um bom filho, me desejando um bom voo. É gratificante tê-lo seguindo meus passos e buscando sempre ser melhor no seu trabalho”, finaliza o tenente-coronel Fernando.