Dia D da Operação Shamar culmina em onze prisões por crimes de violência doméstica

15 de setembro de 2023 - 10:25 # # # # # # #

Em mais um desdobramento da Operação Shamar, as Forças de Segurança do Ceará participaram, nesta quinta-feira (14), do Dia D da ofensiva nacional, coordenada em nível estadual pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Foram cumpridos mandados de prisão e flagrantes, além de palestras educativas, em várias regiões do Ceará. Em nível nacional, os trabalhos são organizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Até às 17 horas desta quinta-feira (14), foram realizadas onze prisões no Ceará. Os trabalhos seguem em andamento. O balanço final da Operação Shamar será divulgado na manhã desta sexta-feira (15), em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

“Nós tivemos um engajamento da Polícia Civil do Estado do Ceará e da Polícia Militar do Ceará. Mas não somente dos órgãos de segurança. O Poder Judiciário, a Defensoria Pública e o Ministério Público nos auxiliaram bastante. Esse tipo de operação vale a pena. Nós já tivemos, neste ano, a Operação Atria, Caminhos Seguros e teremos outras. Hoje foi o Dia D da [Operação] Shamar em todo o Brasil. O desempenho dos nossos policiais é fundamental para que os bons resultados”, disse o delegado Paulo Renato, da Copol/SSPDS.

Capturas

Durante o dia, foram realizadas prisões em Fortaleza, Região Metropolitana e cidades do interior do Estado. Entre as capturas, um homem de 48 anos foi preso pela PC-CE no bairro Montese – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Contra ele, constava um mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva.

Em Juazeiro do Norte (AIS 19), foi cumprido um outro mandado de prisão preventiva. Desta vez, contra um homem de 29 anos, pelo mesmo crime da situação anterior. O investigado, com antecedentes por lesão corporal, crime contra a administração pública e descumprimento de medidas preventivas de urgência, foi colocado à disposição da Justiça.

Já em Maracanaú (AIS 12), enquanto faziam averiguações relacionadas à ofensiva, policiais civis receberam uma denúncia sobre um homem suspeito de lesionar a companheira com um objeto contundente. Em diligências, o investigado, um homem de 30 anos, com antecedentes por tráfico de drogas e injúria, foi localizado. Com ele, uma faca foi apreendida. Ele foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher de Maracanaú, unidade da PC-CE, onde foi autuado por lesão corporal no contexto de violência doméstica.

Os trabalhos são contínuos ao longo de toda a Operação Shamar. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou um homem de 40 anos, com antecedentes por crime de violência doméstica, na cidade de Iguatu (AIS 21). Conforme a denúncia recebida pela composição, ele agrediu a ex-companheira enquanto ela bebia com amigos, na zona rural do município. Diante da situação, o homem foi conduzido à Delegacia Regional de Iguatu, unidade da PC-CE, onde foi autuado por lesão corporal dolosa.

Prevenção

A Operação Shamar, porém, não focou apenas na repressão. Durante o Dia D, foram realizadas palestras educativas, conscientizando estudantes da rede estadual sobre a importância do combate à violência doméstica. Um dos encontros aconteceu em Jaguaribe.

“A Operação Shamar se apresentou como uma operação muito grandiosa, de nível nacional, que mostra para a gente, o que realmente importa para o Estado, como um todo. E eu falo de todo o país. Então, é muito gratificante perceber que todos nós e a população estamos engajados e que a causa é nobre. Se você parar para pensar no lado da vítima, quem algum dia já conheceu alguma, acredito que faz com essa empatia se fortaleça e consiga entrar nessa causa com os dois pés”, comentou a delegada-geral adjunta da PC-CE. Teresa Cruz.

Integração

Os trabalhos da Operação Shamar são coordenados, no Ceará, pela Copol/SSPDS, contando com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), Departamento de Inteligência (DIP) e Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPI-Sul). A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também participa da ofensiva, por meio de suas composições e da Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP/PMCE). A Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) também auxilia a ofensiva.

A população pode auxiliar as Forças de Segurança por meio de denúncias que podem ser feitas pelo telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Ou ainda o telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), para situações que estejam ocorrendo no momento. O sigilo e o anonimato são garantidos.