PC-CE prende homem do alto escalão de um grupo criminoso e sua companheira em Fortaleza

3 de agosto de 2023 - 13:44 # # # # # #

Um trabalho minucioso da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) culminou na localização e nas prisões de um homem e uma mulher, nessa quarta-feira (2), em posse de droga, arma e munições. A dupla foi capturada no bairro Planalto Ayrton Senna, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. Os alvos integram um coletivo criminoso e, com base nas investigações, o homem exerce papel de alto escalão dentro do grupo. Na ofensiva, celulares também foram apreendidos pelos policiais civis.

Com foco em desarticular um grupo criminoso com atuação na Região Metropolitana de Fortaleza, equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) iniciaram, há cerca de quatro meses, uma investigação para localizar e prender Anderson Vidal da Silva (23), conhecido como “Vidal e Ironside”, que significa braço de ferro, apontando como o responsável por tomar as principais decisões de um grupo criminoso oriundo do Ceará. Em posse da sua atuação e de pontos onde ele chefiava, os policiais civis, em ação contínua, foram até um imóvel, no Planalto Ayrton Senna, e lograram êxito na sua localização.

O suspeito, que já possui passagens por porte ilegal de arma de fogo e sua companheira, identificada como Lidia Deise de Freitas Paulino (19), estavam no imóvel em posse de uma pistola, munições, mais de dois quilos de cocaína, cerca de nove quilos de um pó branco e balança de precisão; além de outros utensílios utilizados no tráfico de entorpecentes. O casal, que tentou fugir e agredir um dos policiais, foi capturado e conduzido para a Draco.

Na unidade, eles foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, associação crimonosa armada, posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, receptação e resistência. As investigações seguem com o intuito de apurar o envolvimento dos suspeitos em outros crimes.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.