Com apoio da Coin, PC-CE prende chefe de organização criminosa com atuação em Mulungu /CE

4 de julho de 2023 - 16:17 # # # # #

O alvo, que possuía quatro mandados de prisão em aberto em seu desfavor, foi capturado após uma ação integrada no bairro Maraponga, em Fortaleza

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) resultou, na última quinta-feira (29), na localização e na prisão de Antônio Gilliard Oliveira dos Santos, de 40 anos, chefe de uma organização criminosa com atuação no município de Mulungu, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará. O alvo, que estava com quatro mandados de prisão preventiva em aberto, foi preso no bairro Maraponga, em Fortaleza. Com ele, duas pistolas e munições foram apreendidas pelos policiais.

Com extensa ficha criminal pelos crimes de homicídio, integrar organização criminosa, porte e posse ilegal de arma de fogo, associação criminosa, tráfico de drogas, roubo, corrupção de menor, resistência, dano e adulteração de chassi e crimes de trânsito, Antônio Gilliard estava com quatro decisões judiciais em aberto pelos crimes de homicídio, organização criminosa, corrupção de menores e roubo, todos eles cometidos na região Norte do Estado. Com base nas investigações, coordenadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE, ele tomava todas as decisões de ações criminosas da região de Mulungu, onde morava.

Desde que se tornou alvo das ações policiais, Antônio se encontrava foragido. Na última quinta-feira (29), com as decisões judiciais em mãos e em posse da localização exata de onde ele se encontrava escondido, os policiais da Draco e da Coin foram até o bairro Maraponga. Ao perceber a presença dos policiais, Antônio Gilliard tentou empreender fuga em seu veículo, momento em que, conforme os policiais citaram, o alvo chegou a jogar a esposa e o filho para fora do carro em movimento. O suspeito, que foi alcançado e preso, estava em posse de duas pistolas com carregador alongado, além de munições.

Com isso, Antônio foi levado à Draco, onde todas as decisões judiciais foram cumpridas em seu desfavor. Além do cumprimento dos mandados, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, direção veicular perigosa, dirigir sem habilitação, gerando perigo de dano e dano qualificado. Com isso, as investigações prosseguem com foco em prender demais membros ligados à organização criminosa da qual Antônio Gilliard é chefe.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.