PC-CE prende trio suspeito por fraudar provas de concurso; e chefe de grupo criminoso

29 de maio de 2023 - 15:09 # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), em ofensivas distintas, realizou a prisão de um trio suspeito por fraudar provas de concurso público e de um chefe de grupo criminoso. As operações aconteceram nos bairros Jacarecanga, Centro, Edson Queiroz e Maraponga – Área Integradas de Segurança (AIS 4, 5 e 7) de Fortaleza.

A ação que contou com o apoio da Guarda Municipal de Pacajus, deflagrada na manhã desse domingo (28), chamada operação “Quebrando a Banca”, teve como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido com esquema de fraudes de provas de concurso público. Durante as ofensivas policiais, três homens de 24, 38 e 40 anos, foram presos em flagrante nos locais de prova. Com eles, foram apreendidos celulares, papéis com anotações de gabaritos, canetas e borrachas mágicas, uma quantia em dinheiro e veículos.

Com as investigações em curso e com um concurso da Guarda Municipal de Pacajus em andamento, equipes policiais da Draco se deslocaram para os locais de provas onde lograram êxito na localização dos suspeitos, identificados como Erick de Paula Alves (24), Irlandio José Bernardino Vidal (38) e José Cláudio de Meneses Sousa (40). Os alvos estavam em posse de celulares escondidos em peças íntimas, por onde recebiam informações sobre o gabarito das provas.

As investigações apontam ainda que o suspeito Erick é chefe e responsável pelo esquema de fraude de provas. Ainda conforme os levantamentos policiais, para tentar se desvencilhar dos fiscalizadores de provas, os suspeitos usavam roupas contendo vários botões. Com isso, eles alegariam que se o detector de metal fosse acionado seria devido aos botões da roupa. O mesmo “modus operandi” era aplicado pelo grupo em diferentes locais de provas.

Após as capturas, os três homens foram conduzidos para a Draco, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de fraude de certame público e por integrar associação criminosa. Agora, o trio está à disposição da Justiça. A PC-CE segue em diligências com a finalidade de identificar e capturar outros indivíduos envolvidos no esquema criminoso.

Outra prisão

No sábado (27), equipes da Draco cumpriram dois mandados de prisão preventiva em desfavor de José Freitas de Almeida Neto, de 44 anos, apontado como chefe de um grupo criminoso atuante no bairro Montese – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. O suspeito foi capturado no Maraponga (AIS 9).

“Netão”, como também é conhecido o alvo, que já possui extensa ficha criminal por tráfico de drogas e organização criminosa, é apontado como sendo o responsável pelo abastecimento de entorpecente na região do bairro Montese, em Fortaleza. Ainda segundo informações policiais, “Netão” também é um dos integrantes da organização criminosa, de origem carioca, pertencente ao grupo da “Majestade”. Após a captura, o homem foi conduzido para a Draco, onde teve os mandados cumpridos. Agora, ele segue à disposição da Justiça.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.