Suspeita de lesionar a própria sobrinha é presa pela Polícia Civil em Quixadá

13 de maio de 2023 - 14:58 # # # # # #

A ofensiva policial é mais uma ação relacionada à operação “Caminhos Seguros”

Dando sequências aos trabalhos de combate ao abuso infantil, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de uma mulher de 25 anos, investigada pelo crime de lesão corporal contra sua própria sobrinha, uma adolescente, de 13 anos. A captura aconteceu na tarde dessa quinta-feira (11), em Quixadá, que fica na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado.

Os trabalhos investigativos iniciaram logo após o registro do crime, que aconteceu em dezembro do ano passado, na cidade de Quixadá. As investigações foram realizadas pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do município, unidade policial vinculada ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), e contou com o apoio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.

Com a ordem de prisão em mãos, os policiais da delegacia especializada foram a campo e localizaram a suspeita em sua residência. A mulher foi conduzida para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Quixadá, onde foi efetivado o cumprimento do mandado de prisão preventiva. A mulher encontra-se à disposição da Justiça.

*O nome da suspeita não será revelado para preservar a identidade da vítima.

Operação Caminhos Seguros

Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) atua na operação “Caminhos Seguros”, que consiste em ações educativas, preventivas e repressivas. A operação, realizada em todo o país, é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

No Ceará, a ação é desenvolvida com a Coordenadoria de Planejamento Operacional e Logística (Copol/SSPDS) realizada de forma integrada com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de forças amigas como Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras e conselhos tutelares. Durante a ofensiva, também são realizados trabalhos educativos.

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sigilo e o anonimato são garantidos.