Alunos do curso de formação da Polícia Civil participam de aula e visita à SSPDS

11 de abril de 2018 - 19:15 # # #

Na reta final de formação dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), os 425 alunos participaram de aula e visita à estrutura física do prédio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Durante toda esta quarta-feira (11), os alunos se alternaram em grupos pela manhã e tarde de hoje para acompanhar a capacitação fora da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). O curso iniciado no início de janeiro deste ano está no seu encerramento para a nomeação dos cargos, prevista para o mês de maio.

Na formação, os alunos conheceram toda a estrutura da sede do órgão estadual, especialmente como é o funcionamento e a divisão de cada coordenadoria. Nessa fase final, eles participam de um estágio supervisionado, que faz parte da matriz curricular do curso. Foram realizadas visitas as principais delegacias da Capital e Região Metropolitana, com o intuito de mostrar a esse futuro profissional de segurança pública o dia a dia da Polícia Civil, familiarizando-o com as rotinas administrativas, operacionais e demais procedimentos das funções de Polícia Judiciária. As atividades do dia incluíram ainda visita à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A aluna Lorene Maia (31), que é policial militar no Ceará, conta que já tinha o sonho de ingressar na área investigativa da Polícia Civil. Ela tentou pela segunda vez o concurso e obteve resultado positivo para o cargo de inspetora. “Nesse período de formação, fazemos também a observação de como acontece na prática, onde conhecemos de perto as delegacias, suas vivências, além de conhecer toda a estrutura organizacional da segurança pública, cada uma no seu setor específico. Para mim, a melhor experiência até o momento, a que eu mais gostei, foi a visita à Pefoce. Fizemos uma simulação de crime para identificarmos os principais vestígios para investigação, particularmente, admiro os peritos e tudo que eles trabalham”, ressaltou Lorene.

Para a futura inspetora é muito importante a troca de conhecimentos na Aesp, com os integrantes de todas as categorias policiais. “Já que vamos trabalhar em conjunto, é fundamental essa troca desde o começo. A inclusão entre as equipes é o que de fato faz o trabalho ser realizado com sucesso e êxito”, finalizou a aluna.

Esta é a segunda turma de candidatos aprovados no concurso público de 2015 e convocados pelo governador Camilo Santana. Na primeira turma, 650 novos policiais foram formados e empossados pelo Governo do Estado.