Policiais civis e militares participam de encerramento de curso de Direitos Humanos

3 de maio de 2019 - 18:23 # # # #

Policiais civis e militares das forças de segurança estadual participaram da solenidade de encerramento do curso de Normas Internacionais de Direitos Humanos, voltado para a formação de instrutores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). O evento, realizado nesta sexta-feira (3), marcou a conclusão da primeira turma de guardas municipais do Brasil a receber tal formação. Os 22 guardas municipais foram capacitados por policiais civis e militares, em uma parceria entre o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) e a Academia Municipal de Segurança Cidadã (Amsec).

O curso “Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos aplicáveis à função do Funcionário Responsável pela Aplicação da Lei” teve carga horária total de 104 horas/aula, divididas em três semanas de curso, com a parte teórica certificada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A Academia Municipal de Segurança Cidadã teve o compromisso de direcionar os conhecimentos práticos.

No último mês de dezembro, um grupo formado por 19 profissionais das Polícias Civil e Militar do Ceará foram capacitados e se tornaram aptos para atuarem como instrutores e multiplicadores dentro das instituições policiais do Estado e demais parceiros. O conteúdo do curso incluiu diversas disciplinas que permitem ao policial compreender os conceitos, princípios e normas internacionais de proteção dos direitos humanos e sua incorporação ao direito nacional. A capacitação foi fruto de um acordo de cooperação educacional firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por intermédio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Fizeram parte do corpo de docente da curso os policiais militares do Ceará: capitão Alexandre Torres; o soldado Werisleyk Queiroz da Silva; a inspetora de Polícia Civil do Ceará, Daglene Silva Soares; o delegado de Polícia Civil do Ceará, Levy Louzada; e a delegada de Polícia Civil, Gabriela Lima. Todos eles foram capacitados em dezembro, na Aesp. Também participaram como instrutores o tenente da PMCE, Matheus Orbañanos; o guarda municipal da GMF, Ernane Silva; o major da Polícia Militar de Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Diogo Ribeiro de Souza; e o coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal (reserva PMDF), Paulo Roberto Batista de Oliveira.

Destaque

Um dos momentos de maior sensibilidade da cerimônia aconteceu durante o discurso da inspetora Gardênia de Lima Silva, concludente do curso. “Nas três últimas semanas, vivenciamos uma experiência incrível na conquista de novos conhecimentos. Saímos dos nossos locais habituais de trabalho e ingressamos juntos rumo à transformação do pensamento com vistas a fortalecer nosso compromisso de atuar de forma eficiente na segurança pública. Foi uma caminhada com muitos desafios, mas também de muita superação. Fizemos-nos fortes e criamos asas. Mas não nos perderemos. Contribuiremos para que outros guardas municipais possam alçar voos mais altos na defesa, garantia e proteção dos Direitos Humanos”, disse.

O responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança no Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), coronel Paulo Roberto Batista de Oliveira, reforçou que os ensinamentos tendem a quebrar paradigmas na segurança. “Atuamos com a função exclusivamente humanitária. Fortaleza estava no nosso radar e fizemos um acordo de cooperação com a Sesec no sentido de formar cidadãos. Temos uma preocupação grande com as agências de aplicação da lei. Somente o conhecimento muda as pessoas. O importante é buscar fazer a diferença e vocês vêm esse diferencial. levando a Guarda Municipal para outro patamar. Vocês devem construir a profissionalização dos guardas, normatizar. Desejo sucesso, comprometimento. Se doar e sair da zona de conforto”.

*com informações da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).