Terceiro suspeito de expulsar famílias de conjuntos habitacionais na AIS 3 é preso pela Polícia Civil

21 de março de 2018 - 13:52 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou um homem suspeito de ameaçar e expulsar famílias de suas residências localizadas em conjuntos habitacionais na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). Esse é o terceiro suspeito ligado a um grupo criminoso que é preso, por esse motivo, pelos policiais na área. Eugênio Marques Bezerra (38) tinha dois mandados de prisão em aberto e tentou enganar os policiais mostrando um documento de identidade falso. Eugênio, conhecido como “Eugênio Avatar”, é investigado pelo envolvimento com o tráfico de drogas e com homicídios na área. A prisão do suspeito foi realizada, na tarde dessa terça-feira (20).

Após o avanço das diligências para capturar “Eugênio Avatar”, que é alvo das investigações do 30º Distrito Policial sob a suspeita de ameaçar e expulsar famílias, os policiais civis conseguiram localizar o suspeito no bairro Jangurussu. A princípio, o homem se apresentou com um documento de identidade com outro nome. Eugênio tentou subornar os agentes de segurança oferecendo-lhes R$ 2 mil, chegando a subir a proposta para R$ 50 mil. Levado para a sede do 30º DP, “Eugênio Avatar” foi autuado em flagrante por uso de documento falso e corrupção ativa. As investigações continuam para identificar outros delitos praticados pelo suspeito.

Os mandados cumpridos em desfavor de Eugênio são referentes a um latrocínio contra um policial militar, crime cometido em 2006. Em 2016, o suspeito fugiu de uma unidade do sistema penitenciário do Estado e estava foragido desde então. O segundo mandado é por associação criminosa e tráfico de drogas. “Eugênio Avatar” será indiciado no procedimento policial que investiga as ameaças e invasões contra as famílias. Segundo as investigações, ele dava ordens para a prática de crimes na região do Grande Jangurussu e utilizava as casas de moradores como ponto de venda de drogas.

Com a prisão de Eugênio, sobe para três o número de prisões relacionadas com a expulsão de famílias de conjuntos habitacionais na região. Eugênio é o irmão mais velho de Emanoel Marques Palhano (27), conhecido por “Manel”, preso pelas equipes do 30º Distrito Policial, no último dia 27 de fevereiro, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. De acordo com as investigações, “Manel” e “Eugênio Avatar” são responsáveis pelas ameaças e pela remoção de famílias de suas residências. Um terceiro suspeito, identificado como Jefferson Coelho Pereira (20), foi preso no último dia 7 de março, por tráfico de drogas. Comparsa dos irmãos, ele também é apontado como responsável por expulsar as famílias.

Outro irmão da dupla, Josenildo Marques Palhano (29), conhecido como “Sal”, também acumula passagens pela Polícia e já se encontra preso. “Eugênio Avatar” tem quatro passagens por roubo, por um homicídio e por associação criminosa. “Manel” tem passagem pelos crimes de roubo, furto qualificado, tráfico e associação para o tráfico, dois procedimentos por crime ambiental e dois crimes de trânsito. Por fim, “Sal” responde por homicídio, tentativa de homicídio, receptação, crime de trânsito, associação criminosa, posse ou porte irregular de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas.

A Polícia Civil orienta as famílias que se sentirem ameaçadas a procurarem a delegacia para formalizar o fato. Denúncias anônimas também podem ser comunicadas para as equipes policiais pelo número: (85) 3101-3525.

Latrocínio contra PM

Em maio de 2006, “Eugênio Avatar” participou de uma ação criminosa que culminou na morte de um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ele e outros comparsas surpreenderam o militar quando este fazia a entrega de malotes com dinheiro a uma agência lotérica, no bairro Aldeota. Pelo crime, Eugênio foi condenado a 26 anos de reclusão.