Polícia Civil recebe a Comenda Jana Barroso por sua relevante contribuição à luta pelos direitos das mulheres no Estado do Ceará

6 de dezembro de 2017 - 11:02

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) recebeu, na tarde de ontem (04), a Comenda Jana Barroso. A entrega da 2ª edição da referida comenda ocorreu em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Ceará. O evento celebrou ainda os 31 anos do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher. Ao todo, nove personalidades e entidades foram agraciadas com a homenagem. O delegado-geral da PCCE, Everardo Lima, esteve presente na sessão representando o órgão.

A PCCE recebeu a Comenda em função da sua relevante contribuição à luta pelos direitos das mulheres no Estado do Ceará. A sessão foi organizada pelo Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, do Gabinete do Governador, do Governo do Estado do Ceará. A sessão fez alusão à campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. No Estado do Ceará, a iniciativa teve início no último dia 20 de novembro e se estende até o dia 10 de dezembro. Na ocasião, houve a entrega da Comenda Jana Barroso.

As outras oito personalidades e entidades que receberam a homenagem por serviços prestados na luta pelos direitos da mulher foram: o deputado federal Chico Lopes; a Marcha Mundial de Mulheres (MMM); a Marcha das Margaridas; a União Brasileira de Mulheres (UBM); o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Crato (CMDMC); a professora e militante de manifestações populares Maria Gomes Guedes; a escritora e ativista feminista Nilze Costa e Silva e Terezinha Ricardo; além da PCCE.

A campanha

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, organizações não governamentais e o poder público em tono do necessário enfrentamento à violência contra a mulher, pela equidade de gênero e a valorização da diversidade. Durante a mobilização, estão sendo realizadas diversas atividades, entre elas, palestras, audiências públicas, mesas de debates e seminários – entre outras atividades.

Em caráter transversal, a campanha é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Fortaleza, Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, OAB Mulher, Defensoria Pública Geral do Estado, Marcha Mundial de Mulheres, União Brasileira de Mulheres, entre outras organizações.