Dipre realiza curso de formação de multiplicadores em prevenção ao uso indevido de drogas

29 de novembro de 2017 - 09:19

A Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) realiza, desde ontem (27), um curso de formação de multiplicadores em prevenção ao uso indevido de drogas. Ao todo, estão sendo capacitadas 150 pessoas. O curso segue até a próxima sexta-feira (01), na cidade de Baturité, no auditório do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFCE) da cidade.

Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes o Secretário Adjunto da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas, Claudio Bezerra Saraiva, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social de Baturité, Marcos Antonio da Silva, além da vereadora Cidinha, da cidade de Capistrano. O curso também contou com a presença do Reitor do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Baturité, professor Tenório. Após as falas dos membros da mesa, o diretor da Dipre, Silvio Maia, deu início ao curso de formação.

As 150 pessoas capacitadas durante os cinco dias de curso irão atuar na comunidade onde moram, assim como em seu ambiente de trabalho. Os capacitados poderão proliferar a cultura da prevenção ao uso de drogas. Os participantes do curso são profissionais lotados nas prefeituras da região do Maciço de Baturité, além de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro Especializado de Assistência Social (Creas). Também estão sendo capacitados profissionais do Conselho Tutelar da região, da Secretaria de Educação e da área da saúde, além de representantes religiosos.

Os profissionais da Dipre que ministram o curso são especialistas em prevenção ao uso de drogas. São eles: Maria Neuzimar, Sérgio Costa, Luiza Helena, Cristiane Facundo, além do diretor da Dipre. O encerramento do curso acontecerá na sexta-feira (01).

Outros trabalhos da Dipre

Na última sexta-feira (24), o diretor da Dipre palestrou para garis de uma empresa privada de coleta de resíduos sólidos, com a mesma temática do curso que é realizado em Baturité. No total, 60 pessoas participaram desse dia de palestras em Fortaleza – 30 no período da manhã e outras 30 no período da tarde. “Houve uma receptividade muito forte dos participantes. Com muitas participações, com perguntas e questionamentos”, diz Silvio Maia.

O diretor destaca ainda que entre os meses de setembro e outubro desse ano a equipe da Dipre esteve em outras duas cidades. “Nós estivemos em duas outras cidades, em Alto Santo e em Santa Quitéria, desenvolvendo o mesmo trabalho”, afirma o diretor da Dipre. Nos dois municípios, foram capacitadas cerca de 120 pessoas – 60 em cada cidade.

Paralelamente, os profissionais da Dipre realizaram atendimentos na rede escolar das cidades citadas. Foram ministradas palestras e seminários para os alunos, com as seguintes temáticas: Prevenção ao uso indevido de drogas; Bullyng escolar; e Violência sexual contra crianças e adolescentes.

A Dipre já atendeu neste ano mais de 50 mil pessoas em todo o Estado, com palestras, seminários e treinamentos.