Delegado geral recebe representante de Núcleo de Mediação da Caucaia, na sede da Polícia Civil

21 de novembro de 2017 - 11:40

 

 

Com o objetivo de conhecer melhor a atividade do Núcleo de Mediação da Caucaia, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) recebeu, na manhã de hoje (20), uma representante do Núcleo e uma delegada. A reunião objetivou ainda estreitar os laços com o Núcleo, para ampliar a parceria com a Polícia Civil. A reunião ocorreu no prédio da Delegacia Geral, onde estiveram presentes Renata Ximenes, supervisora administrativa do Núcleo de Mediação de Caucaia, e a delegada Patrícia Aragão.

O Núcleo de Mediação da Caucaia foi criado há cinco anos e funciona em uma faculdade particular do município. Lá, são feitas mediações de conflitos, por exemplo, de vizinhos, dívidas, pensão alimentícia e de reconhecimento de paternidade – entre outros.

“A importância do Núcleo de Mediação para a comunidade, é que essa comunidade tem um acesso à Justiça desburocratizado, de forma informal, sigilosa e acolhedora”, diz Renata. A supervisora destaca ainda que quando o mediador faz a mediação, “ele deposita, nesse momento de escuta, o amor que ele tem pelo próximo, através do trabalho voluntário que é executado no Núcleo”, pontua.

A quantidade de demandas nas delegacias, diariamente, é muito grande, o que faz com que os profissionais trabalhem de forma seletiva, investigando aqueles fatos mais graves, principalmente, homicídios. E esses núcleos ajudam a diminuir um pouco a demanda. O delegado geral da PCCE, Everardo Lima, ressalta a importância de núcleos de mediação, como esse de Caucaia. “E nesses casos mais simples, nesses casos em regra, que necessitam de representação, de requerimento da vítima, para instauração, é muito importante a atuação desses núcleos de mediação. Porque com certeza já ajuda a reprimir um pouco dessa demanda. Evidentemente, naqueles casos que a lei possibilita uma ação de mediação”, afirma o delegado.

Os mediadores do Núcleo de Mediação da Caucaia prestam serviços voluntários. Atualmente, o Núcleo conta com 20 mediadores. Eles são capacitados pelo MPCE e buscam facilitar o diálogo, provocando a reflexão, para a resolução do conflito. Hoje, o Núcleo recebe demandas das delegacias Metropolitana de Caucaia e do Nova Metrópole (23° Distrito Policial).