Polícia Civil do Ceará age de forma rápida e captura envolvido na morte de internos de Centro de Semiliberdade

16 de novembro de 2017 - 09:34

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) agiu de forma rápida e efetuou a prisão de um homem de 18 anos suspeito de participar da chacina de quatro internos do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, em Fortaleza. O crime foi cometido na madrugada dessa segunda-feira (13) e a captura ocorreu algumas horas depois, durante a noite do mesmo dia. O resultado do trabalho investigativo foi divulgado, na manhã de hoje (14), em coletiva de imprensa, na Superintendência da Polícia Civil cearense.

“Para um início de investigação, para um resultado preliminar, que é o que se tem agora, podemos dizer que já começamos bem esse trabalho, pois conseguimos já identificar, localizar e capturar um dos envolvidos na chacina”, pontua Everardo Lima, delegado geral da PCCE. O trabalho foi desenvolvido por equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

As vítimas foram mortas nas proximidades da unidade, onde estavam internadas em sistema de semiliberdade, no bairro Sapiranga – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). As buscas e apurações pela área levaram os agentes de segurança ao paradeiro do suspeito ainda no bairro. “A Polícia Civil se empenhou, o delegado geral acompanhou de perto todas as diligências e nós conseguimos efetuar a prisão em flagrante delito pelos crimes de participação em organização criminosa, homicídio duplamente qualificado, receptação, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas”, detalha o delegado Leonardo Barreto, diretor da DHPP.

Ainda segundo Barreto, o preso, que está à disposição do Poder Judiciário, admitiu sua participação no delito, alegando ter efetuado disparos para cima. Com ele, foram apreendidos um revólver, munições, celulares, quantidades de cocaína e uma máscara, com as mesmas características descritas pelas pessoas que estavam na unidade de semiliberdade no momento do delito.

As investigações estão em curso e o inquérito permanece em andamento. Inclusive, diligências periciais serão feitas, como o exame de micro comparação balística – comparação dos projéteis retirados do corpo das vítimas com o que foi disparado pelo revólver encontrado com o preso. “As seis munições apreendidas estavam deflagradas, o que vem a nos apresentar como indício de que ele (revólver) possa ter sido utilizado no assassinato de uma das vítimas ou de todas elas”, explica Barreto.

“Isso é apenas o início da investigação (…). Com certeza vamos chegar ao restante do grupo e esclarecer a motivação do crime”, assegura Everardo Lima. Existem indícios de que o crime tenha sido motivado por disputas entre grupos criminosos rivais. Mas a continuidade dos levantamentos vai apontar, com mais clareza, o real motivo. Pelo menos quatro criminosos teriam atuado diretamente na chacina, com o possível apoio de outros comparsas no entorno. O nome e a imagem do preso não foram divulgados para não comprometer o andamento dos trabalhos investigativos.

O crime

Quatro adolescentes internos no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, na Sapiranga, foram retirados do local, por um grupo de homens armados, na madrugada desta segunda-feira (13), e executados nas proximidades da unidade. Equipes da DHPP e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizaram os primeiros levantamentos no Centro. A Polícia Militar intensificou o policiamento na região com o reforço de equipes dos Batalhões Especializados, como o de Polícia de Choque (BPChoque) e o de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).  Órgãos da estrutura do Governo do Ceará ligados ao tema se reuniram para tratar do caso e buscar novas estratégias.