PCCE apreende 145 kg de maconha que abasteceriam o tráfico de drogas no litoral cearense

6 de novembro de 2017 - 10:00

 

 

Um trabalho de investigação desenvolvido pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de uma ação coordenada pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), com o apoio do 15° Distrito Policial, resultou nas apreensões de 145 quilos de maconha e drogas sintéticas, em uma residência na cidade de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), nesse sábado (28). De acordo com a delegada Roberta Frota, titular da Deprotur, as apurações da delegacia especializada tinham como alvo o combate ao tráfico de entorpecentes no litoral do Ceará, mais especificamente nas praias de Jericoacoara, Canoa Quebrada e também na Praia do Futuro, em Fortaleza.

De posse de informações levantadas durante três meses, os policiais civis chegaram ao primeiro suspeito, identificado por Matheus Oliveira Amora da Silva (23) – que já responde por tráfico de drogas, receptação e porte ilegal de arma de fogo. Ele atuava na prática ilícita juntamente com Francisco Hélio Forte Viana Filho (21) – com passagens pela Polícia por roubo de veículo e receptação. A equipe diligenciou até a cidade de Jijoca de Jericoacoara (AIS 17), onde a dupla estaria se preparando para levar um carregamento de drogas para a região.

 

 

Buscas foram feitas no município do Litoral Oeste, até que Matheus foi localizado em um Ford Focus, de cor prata, na companhia de Francisco Hélio. Os dois foram abordados e uma revista foi realizada no veículo, o que culminou na apreensão de um tablete de maconha pesando 240 gramas. Foi então, que os policiais civis seguiram com os dois indivíduos até a cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde Matheus residia. A diligência até a propriedade do suspeito tinha como objetivo averiguar a existência de mais entorpecentes no imóvel.

Lá, foram encontrados os 145 quilos de maconha, 500 comprimidos de ecstasy, 25 pontos de LSD, 46 vidros de citrato de fentanila e uma balança de precisão grande. Em depoimento, a dupla confessou que a droga pertencia aos dois e seria destinada para abastecer todo o litoral alencarino. Os homens foram conduzidos para a Deprotur, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.