Policiais civis são capacitados para investigação de homicídios e drogas ilegais

31 de outubro de 2017 - 15:27

Com o intuito de fortalecer as ações de prevenção e repressão a crimes de homicídios e drogas ilegais no Estado, 60 agentes da Polícia Civil do Ceará, participam a partir desta segunda-feira (16), de um curso de investigação, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

A aula inaugural foi ministrada pelo delegado geral da PCCE, Everardo Lima Silva que traçou um diagnóstico dos crimes de homicídios no Brasil, levantando o perfil dessas vítimas e destacando as formas de atuação nestes tipos de ocorrências. “Eu diria que 90% para a obtenção do sucesso de uma investigação é o caminho traçado pelo investigador e com certeza esse curso vai colaborar a médio e longo prazo para a diminuição da criminalidade, que hoje incomoda tanto a sociedade cearense”, destacou Everardo.

Para o aluno do curso, Jefferson Pereira, que é delegado regional do município de Iguatu, esta capacitação permitirá uma maior integração entre os agentes, melhorando ainda mais, a operacionalização das atividades diárias da PCCE. “Todo conhecimento é uma via de mão dupla, e aqui nós teremos a oportunidade de estar reunidos com colegas de outras regionais, de outras delegacias, até professores de outros estados e esse é um momento ímpar para que a gente possa angariar mais conhecimento e fazer um trabalho com maior integração e com mais capacidade técnica”, declarou o delegado.

O Curso de Investigação de Homicídios e Drogas Ilegais tem uma carga horária de 80 horas/aulas e será ministrado por experientes profissionais da segurança pública no Brasil. Disciplinas como local de crime e relatório de local; aspectos legais, técnicos e investigativos dos exames periciais; cadeia de custódia; análise e interpretação de laudos periciais; investigação criminal; técnicas de entrevista e interrogatório; organizações criminosas e o tráfico de drogas e inteligência policial voltada para investigação de crimes ligados a drogas ilegais e outras temáticas importantes integram a matriz curricular da capacitação.