Forças de Segurança do Ceará capturam envolvidos na morte de menino em Jaguaribe

19 de setembro de 2017 - 16:56

O trabalho desenvolvido pelas Forças de Segurança do Ceará, no sentido de elucidar o duplo homicídio de um menino e um homem, resultou nas prisões de dois envolvidos no crime. As capturas se deram, na última sexta-feira (15), em cumprimento a mandados de prisão, e foram efetuadas por equipes das Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará. As mortes ocorreram no dia 10 deste mês, em Jaguaribe – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) – e são investigadas pela Delegacia Regional da cidade. De acordo com as apurações, a criança foi morta após ser usada como “escudo”. O mandante do delito também foi identificado.

Os levantamentos policiais realizados sobre os homicídios do menino Kauã de Assis Lopes, de 10 anos, e Pedro César Parente Rodrigues (18), levaram os agentes de segurança ao paradeiro de José Lucas Bandeira Evangelista (22), que responde por tráfico de drogas, e, sua companheira, Maria das Candeias Elias da Silva (18), conhecida como “Raiane”, que não possuía antecedentes criminais. Eles são apontados pela Polícia como envolvidos no crime e ambos foram capturados em cumprimento a mandados de prisão por duplo homicídio e associação para o tráfico de drogas. “Imediatamente após tomarmos conhecimento do delito, foi montada uma força tarefa composta por policiais civis e militares e conseguimos chegar aos presos”, destaca o delegado Carlos Eduardo Silva, titular da delegacia de Jaguaribe.

As diligências que culminaram nas capturas dos suspeitos contaram com a atuação de equipes das Delegacias Regional de Jaguaribe e Municipal de Jaguaretama, da 11ª Delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de policiais militares que trabalham na região. As apurações sobre o caso indicam que o homicídio de Pedro foi motivado por disputas relacionadas ao tráfico de drogas. Durante a ocorrência, Kauã foi usado por ele como “escudo”, na intenção de fazer os assassinos desistirem do plano. O que não aconteceu. Ambos foram baleados no estabelecimento conhecido como “Bar da Tripa”. O garoto ainda foi encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.

Logo após o delito, a Polícia iniciou os trabalhos. “Raiane” é companheira de José Lucas e responsável por indicar a localização do alvo: Pedro, que, quando menor, respondeu a procedimento por tráfico e porte ilegal de arma de fogo. A mulher também é investigada por guardar o armamento do grupo e suspeita de envolvimento em outro homicídio, ocorrido em 2016, ainda na cidade. Já o homem é apontado como autor do delito e investigado por atuar no tráfico de drogas na área. Ele teria cometido o crime a mando de José Rafael Diógenes Cintra, o “Rafael Cambado” ou “Cavalo Manco”, atualmente encarcerado em uma unidade prisional. O delegado Carlos Eduardo ainda explica que o homicida confessou que o crime foi cometido para quitar uma dívida de drogas que ele tinha com o mandante.

“Raiane” foi localizada pela Polícia em Jaguaribe e, José Lucas, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o delegado Carlos Eduardo Silva, titular da delegacia de Jaguaribe, os trabalhos policiais prosseguem no sentido de capturar o comparsa do preso, que auxiliou na execução dos homicídios e de outros possíveis envolvidos. Diligências também foram feitas nos municípios de Icó, Orós e Russas. Este é mais um dos casos elucidados pela Polícia Civil na região. “Vamos continuar trabalhando para inibir crimes como esse e garantir maior sensação de segurança para os cidadãos”, declara o titular da unidade de Jaguaribe.