Foragido do sistema penitenciário do Amazonas é capturado pela Polícia Civil

24 de agosto de 2017 - 19:22

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na recaptura de um foragido do sistema penitenciário do Estado do Amazonas. A prisão do homem foi realizada, na tarde dessa quarta-feira (23), no município de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). A ofensiva contou com a participação de equipes do 18º Distrito Policial (Caucaia) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O preso responde pelo crime de homicídio na Justiça daquele Estado e foi sentenciado a 12 anos de reclusão.

Em depoimento, Romanos Ferreira Alves (25) revelou que estava no Ceará há pouco tempo. Após fugir da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, no dia 9 de maio deste ano, Romanos estava abrigado na residência de uma irmã, no bairro Jurema, na Caucaia. Em depoimento, o foragido disse que teria escapado da cadeia, junto com um companheiro de cela, após um funcionário ter facilitado a fuga, depois de aceitar um acordo pelo qual receberia R$ 20 mil. Ainda segundo o foragido, no dia da fuga, os criminosos abriram uma saída no teto da cela para terem acesso ao muro da guarita.

Após ter sucesso na fuga, os comparsas de Romanos teriam aguardado os presos do lado de fora da cadeia com o dinheiro para realizar o pagamento, conforme revelado em depoimento pelo preso. Romanos teria ficado em Manaus por cerca de três meses até embarcar para Caucaia.

No momento da prisão, Romanos não esboçou reação e se entregou a equipe policial. A Polícia Civil do Ceará entrou em contato com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) para oficializar o pedido de recambiamento do preso para Manaus.