Diretora da DCTD, Patrícia Bezerra, participa de curso em El Salvador a convite do governo americano

14 de agosto de 2017 - 18:42

Diante do balanço positivo registrado pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil, que apenas no primeiro semestre, deste ano, já apreendeu mais de duas toneladas de entorpecentes, a diretora da unidade especializada, Patrícia Bezerra, foi a única representante do Nordeste brasileiro a ser convidada pela agência Drug Enforcement Administration (DEA), órgão pertencente ao departamento de justiça americana, para participar de um intercâmbio de conhecimentos, na cidade de El Salvador, na América Central.  O curso ministrado por agentes da DEA, que atuam no combate ao tráfico de drogas, teve início hoje (14) e segue até sexta-feira (18). O foco da iniciativa é o aprimoramento de investigações policiais, que circundam crimes como a lavagem de dinheiro obtido pelo narcotráfico.

Patrícia Bezerra integra um grupo de cinco representantes dos Estados brasileiros – Ceará, Brasília, Goiás, Rio de Janeiro e Amazonas – que viajaram até a sede da Academia Internacional de Aplicação de Lei (ILEA), International Law Enforcement Academy, em San Salvador, capital de El Salvador. O estabelecimento do órgão na metrópole salvadorenha é uma forma de promover a cooperação entre as autoridades estrangeiras e as entidades policiais dos EUA, que são envolvidas em investigações criminais no combate ao tráfico internacional de drogas, criminalidade e terrorismo.

Lá, a diretora da DCTD, se reúne até o fim desta semana, com profissionais de segurança de países como Estados Unidos, Colômbia, Bahamas, Panamá e Bolívia.  “Ser a representante da Polícia Civil do Ceará, o único Estado do Nordeste a ser convidado para um curso ministrado pelo DEA, é uma honra. É de certa forma, um reconhecimento diante das várias ações desenvolvidas pela DCTD, que a cada período, demonstra mais força no combate ao tráfico de drogas”, enfatizou Patrícia Bezerra.

Apreensões DCTD

Neste primeiro semestre de 2017, as ações da DCTD culminaram nas apreensões de 2,1 toneladas de drogas, entre maconha, cocaína e crack. Já de janeiro a junho de 2016, a delegacia especializada apreendeu cerca de 877 quilos de entorpecentes. Os números refletem a atuação da divisão especializada, que neste ano, já apreendeu o dobro de ilícitos em comparação ao ano passado. As apreensões de armas de fogo também cresceram de 23 para 51, em 2017. Entre as armas apreendidas estão 29 revólveres, 16 pistolas, três espingardas, duas metralhadoras e um rifle.