Autores do latrocínio contra policial civil são presos em ação rápida

9 de agosto de 2017 - 19:09

Dois suspeitos de participarem do latrocínio contra o inspetor da Polícia Civil José Elio Ribeiro (61) foram presos, na noite dessa terça-feira (08), no bairro Parque Leblon, no município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). As ações para a captura dos suspeitos foram conduzidas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio do 7º Distrito Policial e da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). As diligências policiais permanecem no intuito de capturar um terceiro suspeito de ter participado no crime, um adolescente.

Com base nas investigações em campo e nas imagens que flagraram a ação criminosa, as equipes policiais da DHPP empregaram esforços para identificar os autores do latrocínio que vitimou o inspetor. O crime aconteceu no último sábado (05), dentro de um lava jato, localizado na Rua Pedro Américo, no bairro Carlito Pamplona (AIS 4). No desenrolar das investigações, os policiais civis descobriram que os criminosos chegaram ao local a bordo de um veículo modelo Fiat Uno Vivace vermelho e estacionaram na esquina do estabelecimento após avistarem um Uno branco entrando no lava jato. O inspetor sacou a arma no intuito de impedir a ação dos suspeitos, mas foi atingido. Logo após lesionarem o policial, os homens empreenderam fuga do local.

O trabalho empregado pelas equipes da Polícia Civil foi ininterrupto, segundo o diretor da DHPP, Leonardo Barreto. “Foram três dias de ações contínuas das equipes policiais na busca pelos autores do crime. Mais uma vez conseguimos prender os criminosos que atentaram contra a vida de um profissional da segurança pública, que deu sua vida para defender a população”. As investigações foram conduzidas pela 11ª delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade designada para investigar crimes contra profissionais de segurança.

Os suspeitos foram identificados por Lucas Matheus Cavalcante de Oliveira (19), conhecido por “Mister”, que responde por tráfico de drogas e homicídio; e Igor Sousa dos Santos (21), vulgo “Chinês”, que não possuía antecedentes. Ambos os criminosos foram localizados em Caucaia e são envolvidos em ações criminosas que tem como objetivo roubar veículos para realizar desmanches. As investigações permanecem em curso no sentido de identificar os demais envolvidos na prática criminosa. Lucas e Igor foram indiciados por latrocínio, associação criminosa e corrupção de menor.

Nota de pesar

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lamenta profundamente o falecimento do inspetor de Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), José Hélio Ribeiro, na manhã dessa terça-feira (08), no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. A SSPDS lastima a perda de um integrante das forças de segurança e se solidariza com os familiares e amigos. José Elio Ribeiro trabalhou na Polícia Civil durante 32 anos, tendo prestado serviço no 7º Distrito Policial, na antiga Delegacia de Narcóticos (Denarc) e na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), na qual estava lotado desde 1990. Neste momento de dor, a SSPDS reconhece os relevantes serviços prestados à sociedade cearense pelo policial civil.

Denúncias

A Polícia Civil do Estado Ceara reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar a localizar os autores do crime. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número (85) 99111-7498, que é o Whatsapp da Divisão de Homicídios, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo é garantido.