Denúncia para o “Fale com o secretário” resulta nas prisões de três pessoas e apreensão de 11 quilos de crack

19 de julho de 2017 - 18:11

Uma denúncia enviada pelo whatsapp “Fale com o secretário” resultou na desarticulação de um esquema criminoso que funcionava em um ponto de venda de açaí. O local servia de fachada para a comercialização de crack. A ação foi realizada, no último dia 08, pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará.

Conforme a delegada Patrícia Bezerra, diretora da DCTD, a especializada recebeu a denúncia repassada pelo secretário da SSPDS, André Costa, e passou a realizar diligências. A informação inicial apontava que um casal, além de vender açaí, traficava drogas. As equipes caíram em campo e descobriram que o local tinha sido vendido para outra pessoa. Essa pessoa, realmente utilizava o local para traficar. Então, os policiais identificaram como proprietário do imóvel, Cícero Gomes da Silva (35), o “Bruno”, que já responde por crimes de tráfico de droga e homicídios – sendo capturado em Goiás por um homicídio ocorrido em Canindé -. A Polícia descobriu ainda, outros dois criminosos que seriam parceiros de Cícero, na comercialização de subsídios para a fabricação do crack, como a mineíta.

Os policiais capturaram Cícero no estabelecimento comercial, na Rua Professora Eloisa Ferreira Lima, no bairro Serrinha. No local, a Polícia apreendeu 11,3 quilos de crack que estavam escondidos em uma mochila. Dando continuidade as investigações, os policiais capturaram o casal, Francisca Márcia de Oliveira Sabino (22), sem antecedentes criminais, e Willamy Teixeira Lima (21), que já respondia por crime ambiental. Com eles, foram encontrados 6 quilos de mineíta utilizado para a fabricação do crack vendido por Cícero. No momento da abordagem, Willamy tentou agredir os policiais, porém foi rapidamente contido. A captura da dupla ocorreu no bairro Henrique Jorge. O trio foi levado para a sede da divisão onde foi autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de droga, sendo que Willamy também foi indiciado por resistência.

“Fale com o secretário”

A iniciativa criada com o objetivo de ser mais um canal de denúncias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e de aproximar a população do secretário André Costa, o whatsapp “Fale com o secretário” tem quase dois meses de funcionamento e já registra bons resultados. Do último dia 26 de junho até o dia 14 de julho, a ferramenta registrou 1005 conversas.

Nesse período, a maior parte dos contatos foram solicitação de serviço, como pedido de policiamento, representando cerca de 54,1% das conversas. As saudações e elogios  correspondem, respectivamente a 21,7% e 14,7% dos contatos feitos. As denúncias, principal foco da iniciativa, significam em média 5,6% da procura das pessoas no aplicativo. Em seguida, estão as críticas e sugestões, com cerca de 1,5% e 2%, respectivamente. “É importante passarmos os pedidos e reclamações para as vinculadas. Um dos casos que lembro, foi o que  várias pessoas pediam blitz no bairro Antônio Bezerra, então encaminhamos para o comandante da área que realizou as ações, fotografou e respondemos os demandantes que agradeceram a atenção”, afirmou o secretário sobre as solicitações enviadas a ferramenta.

No primeiro mês, a ferramenta – que estava em fase de experimentação – apresentou alguns problemas devido ao grande fluxo de contatos feitos pela população. O aplicativo não suportou a quantidade de arquivos e mensagens recebidas e passou a travar, mesmo com a realização de backups.
A ferramenta funciona em horário de expediente, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A iniciativa funciona como um meio para o recebimento de denúncias, sugestões, elogios, reclamações, entre outros. Por meio do aplicativo, as informações repassadas podem ser enriquecidas com o envio de fotos e vídeos. O “Fale com o secretário” funciona também como um complemento do serviço de disque-denúncia 181 da SSPDS.

A SSPDS ressalta que a ferramenta não substitui o número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e não é o canal adequado para comunicar ocorrências em andamento e solicitar atendimento de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil ou Perícia Forense.

Serviço:
Whatsapp “Fale com o secretário”: (85) 98439-2904