Polícia Civil apreende 116 quilos de drogas e captura 14 pessoas

6 de julho de 2017 - 18:03

Ações da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), nos últimos 20 dias, resultaram na apreensão de 116 quilos de drogas, cinco armas e nas prisões de 14 pessoas.

Na última terça-feira (04), os policiais civis da especializada desarticularam um grupo responsável pelo o tráfico de drogas na região do Mondubim e adjacências. Entre os presos está Darliliane Alves de Freitas (29), a “Negona”, que seria a chefe do tráfico na área. Também foram capturados Marcos Raliton de Almeida dos Santos (23), o “Jacaré”; Estefania Ferreira de Souza (21), vulgo “Luana”; Francisco Renato Maciel Alencar (26), que já responde por tráfico de drogas; Jair Viera de Barros (34) e Kelliton Barros da Silva (23), o “Tom”, que já responde a três procedimentos por tráfico de drogas e um por homicídio.

No total, com o grupo, a Polícia apreendeu 47,7 quilos de maconha prensada, cerca de meio quilo de cocaína, 312 gramas de crack, duas pistolas – sendo uma calibre 380 e outra .40, com o brasão da Polícia Civil da Bahia –, 19 munições, uma prensa, material para produção –mineíta e bicarbonato de sódio – e embalagem de crack, além de nove celulares e três balanças.

Ainda na última terça-feira (04), após uma denúncia anônima, policiais civis chegaram a uma residência no município de Maranguape, que serviria como depósito de drogas. No local, na Rua São Jerônimo, no bairro Novo Maranguape, os policiais apreenderam 1,4 quilo de cocaína, 285 gramas de maconha, um quilo de mineíta (utilizado para desdobramento da cocaína), duas balanças de precisão e documentos. Na ação, ninguém foi preso, porém o proprietário da droga já foi identificado e é procurado.

Semana passada

Já na semana passada, na terça-feira (27), a Polícia capturou Kátia Maria Cunha da Cruz Melo (40) e Darlen de Oliveira Teixeira (23), ambos sem antecedentes criminais. Kátia foi capturada em sua residência, na Rua Professor Heribaldo da Costa, no bairro João XXIII. Já Darlen foi capturado em um imóvel, na Rua Luminosa, do bairro Bom Jardim. Com a dupla, foram apreendidos 5,950 quilos de maconha, 950 gramas de crack, 25 gramas de cocaína e uma pistola calibre 380 com doze munições.

Dando continuidade às prisões do dia anterior, na quarta-feira (28), os policiais receberam a informação que outras pessoas envolvidas no esquema criminoso, no qual faz parte Darlen, iria retirar o restante da droga dele, que estava nas proximidades da casa onde ele foi preso. Então, realizaram campana e capturaram Marcio Conrado Freire (40), que já responde por tráfico de drogas; Charlene de Mesquita Ferreira (34), Josiene Oliveira de Araujo (22), e Vitoria Pereira Custódio (18), todas sem antecedentes criminais.

Um fato que chamou a atenção dos policiais que fizeram esse flagrante foi que as mulheres retiraram a droga e a repassaram para Márcio, um funcionário terceirizado da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece),que estava fardado e usando um veículo da empresa. Nessa ação, foram apreendidos 21 quilos de maconha prensada, uma balança de precisão, uma motocicleta YBR125 de placa NQW 9319 e um veículo Gol de placas OSV 4948.

Ações anteriores

No último dia 17 de junho, os policiais da DCTD capturaram, na Avenida Zezé Diogo, na Praia do Futuro, Jefferson Lucas Grangeiro Borges (24), o “Jeff”, sem antecedentes criminais; e Weslley Loureiro Batista de Castro (25), já responde por estelionato. Com eles, foram apreendidos 483 pontos de LSD, 8,1 quilos de maconha tipo skunk (um tipo de maconha cultivada em laboratório), duas armas – sendo uma pistola cal 380 e um revólver calibre 38 –, 28 munições, dois celulares, balanças de precisão e materiais para embalagem da droga.

Ainda no dia 17, na Rua Luminosa, no bairro Bom Jardim, os policiais apreenderam 29,7 quilos de maconha. Os profissionais de segurança chegaram ao local por meio de denúncia anônima. O local, um barraco, aparentemente desabitado, servia como ponto para armazenamento de drogas.

Disque denúncia

A população pode ajudar a Polícia denunciando a prática criminosa que tem conhecimento. Para fazer denúncias, basta ligar para o disque denúncia da SSPDS através do número 181, ou em caso de tráfico de drogas, pode ligar também para o telefone (85) 3472-1563, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas,ou para o Whatsapp da especializada (85) 98936-5355. O sigilo é garantido.